sábado, 23 de outubro de 2010

SP colocará chips em 20 mil cães para combater leishmaniose

A Secretaria da Saúde de São Paulo informou nesta quarta-feira que cerca de 20 mil cães irão receber microchips para identificar animais infectados com leishmaniose visceral americana.

O projeto Legal pra Cachorro será implementado esta semana e tem como objetivo monitorar, pelos próximos dois anos, os cães de dez municípios da região de Marília, onde foram registrados 96 casos e oito mortes de humanos pela doença em 2008 e 2009.


Segundo a secretaria, no microchip ficarão armazenadas as informações sobre a saúde do animal e o endereço. O chip também terá resultados de exames de sangue que serão realizados no período da pesquisa. Em Adamantina, os cães também irão receber uma coleira, que tem efeito repelente e inseticida, matando o inseto transmissor da doença ao picar o cão.

A leishmaniose é transmitida pela picada de insetos conhecidos como flebotomíneos (mosquito palha) e tem o cachorro como hospedeiro. Os municípios participantes do projeto são Adamantina, Flórida Paulista, Inúbia Paulista, Lucélia, Mariápolis, Osvaldo Cruz, Pacaembu, Pracinha, Sagres e Salmorão. A ideia é expandir o projeto para outras regiões do Estado.
Fonte:Terra

Nenhum comentário: