sábado, 6 de novembro de 2010

Escola municipal promove projeto de adoção de animais de rua - Porto Alegre/RS


PROTEÇÃO AOS ANIMAIS - Prefeito José Fortunati presente na Abertura do Projeto LIAU - Educação Ambiental e do Projeto "Vira-Latas: Adote esta idéia". na Escola Municipal Saint-Hilare
Na foto: Primeira-Dama, Regina Becker

Aluna participante do Projeto.












Primeira-Dama faz abertura do evento focando a Posse Responsável e o fim dos maus-tratos na Escola Saint-Hilare



Abertura do Projeto LIAU - Educação Ambiental e do Projeto Vira-Latas: Adote esta idéia. Escola Saint-Hilare

O prefeito José Fortunati e a primeira-dama Regina Becker, participaram neste sábado, 6, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, na Lomba do Pinheiro, do evento de Educação Ambiental e posse responsável de animais domésticos. Numa parceria entre a escola e a Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos da prefeitura (Comppad), foi realizado o lançamento da camiseta do projeto ‘Vira-latas: adote essa ideia”, como forma de arrecadar fundos para o tratamento de animais de ruas. (fotos)

A primeira-dama, responsável pelo Comppad, falou aos presentes sobre a importância do movimento em defesa aos animais, que cresce no mundo inteiro. "É nossa obrigação prestar solidariedade aos animais, que são só amor. É uma demonstração respeito e solidariedade com o próximo", destacou. Regina disse, ainda, que as crianças se tornam seres melhores e mais solidários quando aprendem a respeitar e amar ao próximo. “A maldade se estabelece até os sete anos, depois a criança não aprende a ter compaixão. O ser humano tem que amar além dele próprio”. Regina finalizou sua fala enfatizando que o trabalho realizado na escola é reconhecido pela Rede Internacional de Proteção Animal, com mais de 500 mil participantes do mundo todo.

Ações - A primeira-dama anunciou ações da prefeitura que estão sendo organizadas pelo Comppad. Destacou a licitação de uma empresa para castração de 3.072 animais, visando ao controle populacional dos bichos nas vilas. E a parceria da prefeitura e da Associação de Transportadores de Passageiros (ATP), que assinam nesta segunda-feira, 8, o termo de doação de um ônibus, para o programa de castração de animais de rua de Porto Alegre.

O ônibus é adaptado com um bloco cirúrgico para atender a demanda de castração de animais, principalmente os que se encontram nas vilas da Capital. Além desse veículo, a doação de outro ônibus permitirá suporte para atender a demanda dos animais abandonados.

O prefeito Fortunati cumprimentou a escola pelo trabalho de conscientização com os alunos, professores e comunidade. "Sabemos que não é uma luta fácil, pela dificuldade de compreensão da sociedade da relação entre o homem e o animal. Até pouco tempo atrás era proibido ter animais nas escolas, estamos aos poucos progredindo”, enfatizou o prefeito.

Segundo a vice-diretora da escola, Gabriela de Camillis, o projeto “Vira-latas: adote essa ideia”, já encaminhou para adoção, apenas neste ano, mais de 60 animais, entre cachorros e gatos, vítimas de abandono e maus tratos, que apareceram na escola. Ela destacou que por meio de parcerias os animais são tratados, medicados, castrados, até a adoção. Segundo Gabriela, há uma lista de interessados, e quando tem um animal para doação, uma equipe da escola vai até a casa da família, para ver se há condições para abrigar o animal. Disse, ainda, que mantém na escola, no mínimo, dois animais para que as crianças aprendam sobre guarda responsável.

Na ocasião, os estudantes fizeram apresentações artísticas, aue tinha como tema o cuidado com os animais. Foi distribuída aos presentes a cartilha do Comppad, que trabalha na observação e promoção do bem-estar animal, educando e valorizando ações de guarda responsável e contra os maus tratos.



Nenhum comentário: