quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PELA POSSE RESPONSÁVEL - NÃO AO ABANDONO!

Verão é a estação do abandono de mascotes.
Com a chegada da temporada de veraneio o número de animais abandonados aumenta consideravelmente na Capital.


Moradores que saem em viagens de férias e não têm condições de levar os mascotes deixam os bichos em ruas e parques da cidade. Campanhas e ações da prefeitura e de ONGs tentam conscientizar a população a encaminhar os animais à adoção.

– É usual as pessoas abrirem portas de carros e largarem mascotes, que foram bem tratados a vida inteira, na rua – lamenta Lourdes Sprenger, da Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos (Comppad).

A campanha Posse Responsável, lançada oficialmente neste mês pela prefeitura, busca dar visibilidade ao abandono que ocorre principalmente nesta época. Cartazes educativos foram colocados em ônibus e lotações. A intenção é promover a conscientização dos donos e o bem-estar dos animais. O abandono é considerado crime pela lei dos crimes ambientais, com pena prevista de três meses a um ano de detenção.

– Se a pessoa não quer mais o animal, que pelo menos busque um amigo ou um vizinho, ou encaminhe para a adoção. E esterilize o animal – pondera Lourdes.

A recomendação dela é para que as pessoas que querem se desfazer dos bichos procurem Organizações Não Governamentais (ONGs) de proteção animal e anunciem em jornais ou clínicas veterinárias. Informações: 3289-3613.


Fonte: Caderno do Moinhos/ZH

Nenhum comentário: