domingo, 5 de dezembro de 2010

Novos adeptos à causa - 100 anos


Animais abandonados geram transtornos a todos
Crédito: carla ruas / cp memória


Atualmente, diversas ONGs, movimentos de grupos independentes e o poder público abraçaram a causa dos animais.


No ano passado, a Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos (Comppad). A responsável pela Coordenadoria, Maria de Lourdes Sprenger, afirmou que o foco de atuação é o mesmo do tempo de Palmira Gobbi, a defesa dos animais; porém, com uma nova visão. "Naquela época não se falava em controle da população de gatos e cães de rua por meio de esterilização, por exemplo", afirma Maria de Lourdes.

Segundo ela, a Prefeitura de Porto Alegre tem realizado ações com apoio de dez ONGs registradas e movimentos de grupos independentes em localidades como a vila Dique e a Lomba do Pinheiro, onde a população de animais de rua é expressiva. "A Organização Mundial da Saúde recomenda que 70% da população de cães e gatos seja esterilizada para evitar o descontrole", diz.

Além da esterilização, um novo conceito introduzido na luta em defesa dos animais é o da "posse responsável". Ao optar por ter um animal doméstico o dono deve tratá-lo bem e não abandoná-lo na rua. "Ao mesmo tempo em que aumenta a população de rua, o abandono gera transtorno para toda a sociedade, pois o bicho sofrerá maus-tratos, irá se tornar agressivo, vai procriar e pegar doenças", explica.

Outro pilar das ações apoiado pela prefeitura são as feiras de adoção de animais. "Hoje em dia, não se recomenda mais o armazenamento por longos períodos, pois o bicho precisa ter seu espaço", afirma. A colocação de chips na altura do pescoço do animal é uma nova técnica de controle que está sendo usada pelo Centro de Controle de Zoonoses de Porto Alegre e por algumas clínicas veterinárias da Capital. No chip ficam armazenados todos os dados do animal, inclusive o nome do responsável. Isso facilitará a punição por abandono, que está apoiada na lei 9.605/98 do Código Ambiental, equiparando os animais domésticos aos silvestres e exóticos. Na primeira ocorrência, o responsável é fichado. Se reincidir no erro de abandono ou maus-tratos, a pena prevista vai de três meses até um ano de reclusão.








--------------------------------------------------------------------------------

GERAL > correio@correiodopovo.com.br

--------------------------------------------------------------------------------

Um comentário:

dulce bruxa disse...

Estava lendo a pagina de vcs e adorei!!! Então me veio a ideia de pedir ajuda....assim,eu morava em Porto Alegre,numa casa muito grande e com um pátio maior ainda. E como sempre amei os animais,e principalmente cachorros eu já cheguei a ter 34 cachorros,e todos eles cachorros que eu encontrava na rua. Mas infelizmente os anos passaram,alguns morreram...e minha vida mudou muito de lá pra cá. Fui obrigada a ir morar na praia,onde consegui uma pena casa para morar,que não pago mais aluguel. Pois tive que sais de Porto por não poder mais pagar aluguel,e muitas contas atrazadas e nesse meio tempo minha filha ganhou nenem,nossa minha vida mudou e muito. Só que infelizmente,não para melhor! Como eu falava,agora estou morando na praia,e trouxe comigo tudo que eu amava. Onde lógico meus cachorros. Só que não tenho espaço para eles!!!! Meu pátio é hiper pequeno pra 17 cachorros!! Sem falar que infelizmente alimentar a todos esta se tornando bem complicado para esse momento da minha vida.Amo cada um deles,e não quero ver eles sofrerem!! Eles não tem mais espaço para correr e nem brincar! E sem falar na questão higiene deles e minha(familia) esta bem complicada! Espaço pequen,muitos cães,e muito xixi e coco,mnoscas,criança,vizinhos reclamando...nossa!Por favor arrumem um lar para eles,com pessoas que os amem e cuidem bem deles para mim. Desses 17 cães,eu consigo ficar com 5. Apertado,mas me viro com eles. Mas infelizmente não tenho como ficar com os demais. Me ajudem!!!!!!! Morro em Arroio Teixeira,perto de Capão da Canoa. Rua Bastian 173 Meu Email dulce_ceusolmar@hotmail.com Um beijinho carinhoso e grata de4sde já.