sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Projeto adestra cães agressivos para possível adoção

O futuro de um grupo de cães agressivos que vivem atualmente no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) começa a ter a perspectiva de um final feliz.


Uma parceria entre o Ministério Público e a Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos (Comppad) vai permitir a realização de um projeto piloto de ressocialização desses animais.

Inicialmente, o projeto acontece de forma experimental e terá uma duração de 60 dias. O adestrador Cláudio Pinheiro, responsável técnico pela proposta e voluntário da Comppad, irá trabalhar com um animal e vai avaliar a sua resposta ao treinamento. "Durante as atividades vamos analisar a possibilidade de ressocialização e a eficiência do adestramento. Assim teremos segurança para encaminhá-lo para adoção", afirmou. Ao final do projeto será elaborado um laudo por um médico veterinário e pelo adestrador sobre a possibilidade de ressocialização do cão.

A coordenadora da Comppad, Lourdes Sprenger, comemorou a parceria e destacou sua importância "É fundamental que tenhamos sucesso, pois assim os possíveis adotantes irão se sentir seguros com estes animais, além de possibilitar o remanejamento das vagas a novos cães", ressaltou.

Os detalhes da parceria foram acertados em reunião realizada na Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente na última quinta-feira, 17. O encontro contou ainda com a participação de representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM), Coordenação-Geral de Vigilância Sanitária (CGVS), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Procuradoria Geral do Município (PGM).






Nenhum comentário: