domingo, 22 de abril de 2012

Cães terapeutas podem receber diploma da Câmara de Campinas/SP

Honraria, que tramita no Legislativo, seria concedida ao projeto Medicão.
Um dos cães da ação ajudou menino de 5 anos a se recuperar na UTI.

Hanna trabalha na recuperação de doentes em
Campinas, SP (Foto: Divulgação / Medicão)


Um decreto legislativo inusitado está tramitando na Câmara de Vereadores de Campinas (SP). A proposta passada pela vereadora Leonice da Paz pretende conceder o diploma de mérito 'Herbert de Souza', concedido às entidades que realizaram ações de interesse público, para o Medicão, projeto de terapia canina. Tudo porque Hanna, uma golden retriever de 2 meses, não pode receber o diploma em nome próprio. Mas, como afirma Hélio Rovay Júnior, adestrador e coordenador da entidade, "quem realmente merece a medalha é ela".
Hanna, assim como a mãe Mel, a irmã Brenda e o primo Oliver, visita hospitais e escolas de Campinas como parte do projeto multidisciplinar de cães terapeutas. A proposta é que os animais, com o apoio de profissionais de educação e saúde, ajudem na recuperação de crianças doentes ou com dificuldades de ensino. Foi em uma dessas visitas, no Hospital Celso Pierro de Campinas, que Hanna conheceu Pedrinho.

"Como um passe de mágica"
No final de 2010, um menino de 5 anos de idade, Pedro Henrique dos Santos Oliveira, o Pedrinho, caiu em uma mesa de vidro, sofrendo perfurações múltiplas nos órgãos vitais. Ele foi levado para a Unidade Terapia Intensiva (UTI) do Celso Pierro onde passou por diversas cirurgias para remover os estilhaços e drenar o coração e o pulmão, ambos atingidos. Um pedaço de vidro de 14 centímetros foi removido do corpo dele.
Ao longo de 2011, Pedrinho entrou e saiu do hospital inúmeras vezes, passando por diversas internações. "Os próprios médicos falavam das sequelas que poderiam ficar", revela a mãe do garoto, Maria Amélia Lopes dos Santos. "Ele não saía da cama, tinha que fazer fisioterapia cardiorrespiratória, mas não se animava". De acordo com a mãe, tantas novas cirurgias foram necessárias que ela perdeu a conta. "Não quero nem lembrar, acho que foram mais de dez", desabafa, "Não é fácil passar dia e noite no hospital".

No desespero, Maria Amélia resolveu dar uma chance para o Medicão. "Nunca tinha ouvido falar num projeto desse tipo. Fiquei com medo de deixar um cachorro chegar perto já que ele tinha muitos problemas no pulmão, mas queria ver se ele se alegrava", conta a mãe. O resultado foi surpreendente.
"Foi automático, praticamente, como um passe de mágica. A cachorra chegou perto da cama, encostou a cabeça, e ele começou a fazer carinho... Quando vimos ele estava de pé, querendo levá-la para passear. Foi a primeira vez que desceu da cama", lembra, emocionada. Durante o ano, a cadela participou das sessões de fisioterapia de Pedrinho, ao lao do garoto. "Eu falava para ele que tinha de se recuperar para poder ver a Hanna".
Agora com 7 anos, Pedro Henrique já não lembra o menino frágil que perdeu um ano da vida entrando e saindo de alas hospitalares. Apesar de ter que tomar alguns cuidados, especialmente na escola, a recuperação dele foi "incrível", afirma a mãe que cede o crédito para a cadela golden retriever. Sobre a honraria, ela é categórica. "Eles merecem", diz simplesmente.
Medicão
Iniciativa do adestrador Hélio Rovay Júnior, o Projeto Medicão de Terapia Multidisciplinar trabalha com 12 profissionais e voluntários, principalmente das áreas de educação e saúde e sete cães. O grupo, que completou 10 anos de atuação em 2011, trabalha na recuperação de crianças doentes e com problemas de aprendizado de Campinas (SP).
Os cães são selecionados pelo temperamento e testados. "Eles têm que aguentar puxão de orelha, de rabo, sem reagir de forma violenta", explica Rovay Júnior."São cães carinhosos: é através do contato, dos afagos, que ajudam os pacientes". O idealizador do projeto começou sozinho, trabalhando em uma entidade assistencial. Hoje, a entidade já trabalha no Projeto de Humanização do Hospital Celso Pierro, com o Instituto Boldrini, e com algumas escolas.
O diploma de honra, acredita ele, ajudará a divulgar o projeto de terapia. Mas, apesar do orgulho na equipe, faz questão de ressaltar que os verdadeiros responsáveis pelo sucesso do programa são os cachorros. "Vamos receber em nome deles", afirma.
Projeto Medicão usa cães terapeutas para recuperação de crianças doentes em Campinas, SP (Foto: Divulgação / Medicão)
Fonte G1 Campinas

Nenhum comentário: