terça-feira, 22 de maio de 2012

Raiva animal - campanha começa no próximo dia 26 de maio - Minas Gerais


O Centro de Controle de Zoonoses convoca os donos de animais domésticos (cães e gatos a partir dos 3 meses de idade) para conduzi-los de forma adequada utilizando coleiras, focinheiras e guias próprios, até os postos de vacinação contra a Raiva, a partir do próximo sábado (26). Somente na zona urbana, cerca de 400 servidores da saúde estarão trabalhando para atender a demanda. A zona rural também será atendida.




Os trabalhos de vacinação terão início às 7 horas, seguindo até as 17h nos postos espalhados pela cidade, bem como no próprio Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O animal que estiver sendo vacinado pela primeira vez deverá tomar uma dose de reforço da vacina 30 dias depois no CCZ, localizado à Avenida Antônio Lafetá Rebelo, 1.371, Bairro Santa Lúcia.


Controle

De acordo com o médico veterinário, Joel Fontes de Sousa, dados confirmam que a doença está controlada no município, sendo que, o último caso de raiva humana foi notificado em 1989 e o de raiva canina em 1991. O profissional completa que o Centro de Controle Zoonoses, em atenção à endemia, tem o cuidado de enviar, regularmente, para Belo horizonte amostras de material biológico de cães, gatos, morcegos e primatas para exames cujos diagnósticos são, até agora negativos, para a raiva.

-A principal medida atribuída para a obtenção do controle da raiva animal é a vacinação em massa de cães e gatos, que vêm sendo realizada através de campanha anua,l em todo o município de Montes Claros envolvendo as zonas urbana e rural e também através de um posto de vacinação permanente que funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 17 horas no CCZ, ressalta.

A meta da campanha consiste em vacinar aproximadamente um total de 58 mil animais, entre cães e gatos sendo que, também estarão envolvidos 400 servidores da Secretaria Municipal de Saúde atuando em 55 postos fixos (durante todo o dia), bem como nos 24 postos móveis nos períodos já definidos.


Zona rural

Este ano, a campanha de vacinação contra a raiva animal será levada para a zona rural no dia 3 de junho de 8h às 17 horas, nos quatro postos fixos localizados nos distritos de Nova Esperança, Santa Rosa de Lima, São Pedro da Garça e Aparecida do Mundo Novo.
Fonte:O Norte de Minas

Nenhum comentário: