segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Porto Alegre elege a primeira vereadora representante dos direitos dos animais

Por Gelcira Teles*
Porto Alegre/RS.


Com o slogan “Os animais não votam, nós votamos por eles” e um folder muito simpático em forma de patinha, Lourdes Sprenger (PMDB) vai ficar na história de Porto Alegre por ser a primeira vereadora, representante da causa animal, a ser eleita na Capital do Rio Grande do Sul.
Computando 4402 votos, Lourdes é um dos 17 novos nomes na Câmara Municipal de Porto Alegre e uma das cinco parlamentares do sexo feminino.





Conforme o TRE/RS, a vereadora fez votos em todas as zonas eleitorais da cidade, significando que o engajamento à sua campanha não se restringiu ao bairro onde mora ou ao conhecido “curral eleitoral” de candidatos.

Como nenhum dos três vereadores da atual legislatura - que elaboraram leis de proteção animal - segue na Câmara em 2013, Lourdes Sprenger terá que formar uma nova bancada de defesa dos animais.




Campanha limpa e econômica

Tendo uma patinha como marca visual da candidatura à vereadora, Lourdes Sprenger fez uma campanha limpa, econômica e com pouco impacto ambiental. Sem cabos eleitorais pagos, Lourdes apenas apresentou suas propostas e angariou apoio de familiares, vizinhos, ex-colegas, protetores e das novas relações que desenvolveu ao longo da campanha. De protetores históricos de Porto Alegre às dirigentes das ONGs Gatos & Amigos, Bichos & Amigos e Bicho de Rua, até ativistas jovens de 20 anos, como as meninas do Projeto Animal é Tri. Protetores se transformaram em cabos eleitorais e fizeram campanha em brechós, eventos de adoção de animais, pelas ruas, praças e parques - abordando os cachorreiros.

“Sua campanha eleitoral foi estruturada na busca de eleitores através do contato pessoal. Não foi uma campanha tradicional, não teve cabos eleitorais tradicionais. A doação de recursos foi de sua própria família. Não foram utilizados cavaletes que causassem poluição visual. Foi investido na imagem da causa animal representada pela marca das ‘patinhas’, através de display de rua (nos últimos dias), faixas em residências, adesivos e bandeiras. Trocamos o recurso financeiro pelo recurso da palavra com o eleitor, o comitê eleitoral pelo comitê virtual no Facebook. Portanto, o diferencial da campanha foi a defesa e a identificação de uma causa, baseadas em trajetória, credibilidade e propostas”, diz um de seus apoiadores.

Votação representa o tamanho da causa animal

Um dia antes das eleições, a página Direitos Animais destacava: “Quem batalha no duro dia-a-dia da superpopulação, abandonos e maus-tratos e participa nos últimos anos das reuniões do Fórum de Bem-Estar Animal na Câmara Municipal de Porto Alegre, e sabe da importância de termos vereadores representantes dos Direitos Animais, vota na Lourdes Sprenger”.

A adesão massiva nas redes sociais disseminou sua candidatura: “A Lourdes se credenciou para ser a Vereadora pelos Animais. Portanto, ao votar ou pedir voto, lembre-se que a votação da Lourdes Sprenger 15.800 representará o tamanho da Causa Animal em Porto Alegre”, pontuava comentário do Facebook. “O desafio é estruturar mecanismos de fiscalização. Com a Lourdes, que surge da militância, a fiscalização pelos amigos dos bichos pode ser a diferença”, declarou Marco Ciampi, presidente da Arca Brasil de SP. Ao comentar que estava recebendo pedidos de apoio de vereadores, Feliciano Filho, Deputado Estadual de São Paulo, complementou: “o que importa para nós, protetores, são pessoas que já têm trabalho realizado e que buscam a política como instrumento – e não o contrário”.

Referindo-se ao período em que foi prefeito, quando foram sancionadas duas leis - "Programa de Proteção dos Animais Domésticos" e "Fim das Carroças", José Fogaça, ex-prefeito de Porto Alegre e ex-senador da República, admitiu: "quanto eu pessoalmente aprendi com a Lourdes".

Enquanto o vereador Sebastião Melo, vice-prefeito eleito e presidente do PMDB de Porto Alegre, apresentou a candidata: "a causa é a nossa cidade, a causa é a causa animal. Nós nos orgulhamos muito em apresentar para a cidade uma mulher preparada para ser uma bela vereadora dessa cidade".

"Uma cidade evoluída só merece esse título quando também protege seus animais, e isso a Lourdes tem liderado aqui em Porto Alegre", concluiu o vereador Beto Moesch, advogado especialista em Direito Ambiental e ex-secretário do Meio Ambiente.

Ações

Bem diferente dos cerca de 20 candidatos que se apresentaram como defensores dos animais, posando com gatinhos e cachorrinhos, Lourdes Sprenger tem sua contribuição à causa animal comprovada enquanto atuou como assessora da Câmara Municipal e da Prefeitura de Porto Alegre nos últimos 10 anos.

Destacam-se entre suas ações: liderança na participação efetiva de protetores de animais no Fórum de Bem-Estar Animal (2002-2008); liderança pela aprovação do Programa Municipal de Proteção Animal - que estabeleceu o fim do extermínio de cães e gatos no Canil Municipal (2005) e Fim da Circulação das Carroças (2008); colaboração na criação da Coordenadoria de Políticas Públicas para Animais Domésticos - Comppad (2009). Entre 2010 e 2011, trabalhou na Prefeitura de Porto Alegre, primeiro na Comppad, articulando projetos, como o Fundo Pró-Animal, Adote um Cavalo, Ressocializa Cães Bravios e a implantação de unidades móveis para transporte e esterilização de animais da periferia. Também participou da equipe da própria criação da SEDA (Secretaria dos Direitos Animais), da qual foi sua primeira chefe de gabinete, atuando no grupo que consolidou a legislação municipal de proteção animal em uma única lei (Lei Complementar 694/2012).

Propostas

Como candidata, Lourdes apresentou como propostas: a implantação do cadastro e chipagem dos animais domésticos para redução de abandonos e maus-tratos; aumento do número de esterilizações gratuitas para controle populacional; educação ambiental nas escolas; criação do Conselho Municipal de Defesa Animal, reativação do Fórum de Bem-Estar Animal na Câmara Municipal. "Não é uma luta fácil, pois temos um passivo de longos anos de procriação de animais, mesmo com os procedimentos de esterilização, ainda insuficientes. Na periferia nem sempre os animais têm o atendimento necessário", enumerou. Mas a causa é muito mais abrangente - incluindo os animais silvestres e exóticos, vítimas do tráfico, e os animais de produção, informa a vereadora eleita. Declarando que vai valorizar o voluntariado, que é grande aliado do setor público, Lourdes reconhece o quanto é difícil aprovar projetos que visem salvaguardar os direitos dos animais, tão negligenciados numa sociedade antropocentrista, mas que esta sociedade já está reconhecendo o novo paradigma biocêntrico ou ecocêntrico, segundo o qual todas as formas de vida merecem ser tratadas com respeito e ter dignidade.



Informações: Lourdes Sprenger, 60 anos, é natural de Gravataí. Bacharel em Ciências Contábeis e auditora, fez carreira na estatal CEEE. Atuou em entidades classistas e associações comunitárias da Zona Sul da Capital. Aderiu ao voluntariado da causa animal em 2003. www.facebook.com/lourdes15800https://www.facebook.com/lourdes15800http://lourdes15800.blogspot.com.br/ http://solidariedadeanimal.blogspot.com.br//
http://carrocastemsolucao.blogspot.com
Email: lourdes15800@gmail.com





*Gelcira Teles é jornalista e educadora ambiental. Atuou como voluntária em três ONGs de proteção animal (UGPA, UDEVA e PAATA) entre 1987 e 2001. Deste então, é protetora independente.







Nenhum comentário: