quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Um mandato dedicado aos animais

“Os animais não votam, nós votamos por eles”. Foi com esse slogan que Lourdes Sprenger (PMDB), apaixonada por bichos desde criança, obteve 4.402 votos e se elegeu vereadora em Porto Alegre. Na Câmara, ela deseja extinguir a locação de cães para empresas de segurança e mover esforços para que a esterilização gratuita de animais deixe de ser um sonho.



Fotos: Andressa Moreira (2º semestre)

Embora tenha ficado conhecida como a “candidata dos animais” , ela afirma que esse não será o único foco de seu mandato













Antes que a vereadora eleita pudesse cumprimentar a reportagem que acabava de chegar em sua casa, no bairro Assunção, Tyson, um filhote mestiço de Rottweiler e Vira-Lata, se antecipa e trata de dar-nos as boas vindas com alguns saltos e cheiros. Tyson é um dos 5 cachorros que Lourdes cria em sua residência, juntamente com 6 gatos, números que fazem com que até mesmo ela se atrapalhe na hora de contá-los. A atenção dada aos bichos, entretanto, não é recente. “É algo que vem desde quando era pequena e ainda morava em uma fazenda no interior de Gravataí, uma área que hoje integra o município de Glorinha. Minha família possuía muitos animais e eu já gostava”, explica.


Embora tenha ficado conhecida como a “candidata dos animais” , ela afirma que esse não será o único foco de seu mandato.

Afora “um pouco de política estudantil quando era jovem”, a atuação de Lourdes se restringe, basicamente, aos movimentos de defesa dos animais. Há cerca de 10 anos ela atua ao lado de Organizações Não-Governamentais (ONGs) como a Bicho de Ruana defesa da adoção de cães e no combate aos maus-tratos. “Eu era assessora na Câmara de Vereadores e fui ao Fórum do Bem-Estar Animal. A partir daí, me interessei e comecei a trabalhar voluntariamente”, relata a auditora licenciada. As relações desenvolvidas por conta de lutas como a que pedia o fim das carroças despertaram o interesse do PMDB. “O partido me convidou para que me candidatasse em fevereiro. Achava que ser vereadora não era algo compatível comigo, mas pesquisei entre amigos e familiares e eles se mostraram receptivos. Acabei decidindo arriscar”, conta Lourdes.

Mesmo assim, ela não tinha esperança de vencer. “Achava que a Câmara era algo distante, mas me propus a dar ao menos mais visibilidade à causa animal. Não tínhamos muitos recursos, nossa campanha se baseou nas redes sociais, fóruns de discussão na Internet e listas de emails”, recorda. Além da Internet, a militância voluntária, realizada em locais como feiras de adoção, também foi essencial na luta por votos. “Acho que consegui reunir amantes dos animais em todos os cantos da cidade, pois essa é uma causa muito forte, que ultrapassa as questões partidárias”, acredita.

Em Porto Alegre, propostas voltadas para os “amigos do homem”, porém, não foram exclusividade da campanha de Lourdes. Outros candidatos surgiram dando ênfase a esses aspectos, mas não obtiveram êxito. “Quem trabalha e está envolvido diretamente nas ONGs sabe quem são as pessoas sérias e quem são os oportunistas que levam cachorros até mesmo para a televisão apenas para sensibilizar o povo”, critica a eleita.

Embora tenha ficado conhecida como a “candidata dos animais” por defender ideias como a adoção de filhotes e a implantação de cadastro e chipagem nos bichos, a iniciante na vida pública afirma que esse não será o único foco de seu mandato. “O programa eleitoral de 8 segundos, que foi o mais veiculado, falava somente de animais e, por sorte, as pessoas gostaram daquelas propostas, mas no outro, o de 16 segundos, eu falava também sobre sustentabilidade, outra de minhas bandeiras”, esclarece.
O principal projeto da vereadora Lourdes é diretamente ligado aos animais


Então, quais seriam as propostas que não ficam restritas aos bichanos da vereadora que tinha como símbolos de campanha uma pata de cachorro e um coração? “Além das questões específicas, temos que discutir o mercado animal. Agropecuárias, petshops e veterinárias geram muito dinheiro e devem ser fiscalizados”, aponta. Lourdes pensa mais um pouco e segue: “Vou estudar outras áreas. Trarei iniciativas referentes ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, vou estar atenta às discussões do orçamento, não ficarei apegada somente aos animais, embora seja um tema muito amplo”, garante.

Na Câmara, como era previsível, o principal projeto da vereadora Lourdes é diretamente ligado aos animais. “Creio que seria muito importante que os identificássemos através de chips, porque evitaríamos o abandono e os maus-tratos”, argumenta. Na cidade, a aliada de Fortunati não é capaz de encontrar muitos problemas. “Acho que Porto Alegre vai muito bem com o atual prefeito. Há apenas algumas pendências pontuais em um lugar ou outro,como buracos de rua e praças mal-cuidadas”, afirma. No futuro local de trabalho, a realidade também a satisfaz. “Não ouvimos falar de muitos escândalos de corrupção entre os nossos vereadores. Acredito que não haja problemas, mas terei de ir ao Plenário para me adaptar à dinâmica do local”, acredita.

Antes que a reportagem, novamente acompanhada por cachorros, deixasse a casa de Lourdes, ela revela um de seus sonhos para a cidade. “Gostaria que tivéssemos mais segurança, mas isso não é resultado de uma única medida. Sendo assim, eu queria muito ver todos os animais de rua de Porto Alegre castrados, pois a reprodução fora de controle que ocorre principalmente na periferia deixaria de existir”, conclui a vereadora que pretende ouvir a todos, mesmo que a reclamação venha em forma de latido.

Texto: Caio Venâncio (2º semestre)
Fotos: Andressa Moreira (2º semestre)

Um comentário:

por LOURDES SPRENGER disse...

Enviado ao acadêmico de jornalismo Caio Venâncio

Se possível algumas palavrinhas gostaria de substitiur ou retirar:
Onde se Lê:Tyson é um dos 5 cachorros que Lourdes cria em sua residência
Leia-se: Tyson é um dos 07 filhotes resgatados que está para adoção e ainda tem 05 cãos em sua residencia, juntamente com 06 gatos....
Onde se Lê:,,, ela atua ao lado de Organizações Não-Governamentais (ONGs) como a Bicho de Rua
Leia-se: ....ela atua divulgando e colaborando com Organizações Não-Governamentais (ONGs) como a Bicho de Rua, e outras.....
Onde se lê: .... como feiras de adoção...
Leia-se: ... como feiras de adoção e praças,...
Onse se lê: .... como a adoção de filhotes e....
Leia-se: ....como feiras de adoção de filhotes e....
Onde se Lê:....apenas algumas pendências
Leia-se: exccluir a frase e incluir : problemas pontuais em um...
Onde se Lê: muitos escândalos...
Leia-se: excluir" muitos"
A matéria está excelente mas algumas palavras dão uma conotação diferente e podem ser mal interpretadas por leitores. Agradeço se puderes fazer estas alterações esclarecendo melhor o meu pensamento e posições.abs. e obrigada.
Lourdes Sprenger