terça-feira, 25 de junho de 2013

Simpósio reuniu mais de 200 pessoas - Lageado/RS

A Univates sediou no último dia 22 o Simpósio de Proteção aos Animais – Etapa Vale do Taquari, evento que trouxe para a região palestrantes de diversas cidades do Estado.



O evento iniciou às 8h e 30min com um café da manhã para recepcionar os palestrantes e o público. Em seguida, o prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt e o reitor da Univates, Ney José Lazzari, discursaram para a platéia de mais de 200 pessoas na abertura do Simpósio.

Após a abertura, o Deputado Estadual Alexandre Postal colocou toda sua estrutura a disposição para o que fosse discutido seja levado até a Assembléia Legislativa, onde ele defenderia os interesses da Causa Animal.



Evento reuniu mais de 200 pessoas de diversas partes do RS.

A veterinária Ana Maria de Brenner Lima, da região metropolitana de Porto Alegre, explanou sobre a participação da classe dos médicos veterinários em trabalho voluntário.

Logo após a fala da veterinária Ana Maria, representantes de ONG’s e Associações de Proteção aos Animais do Vale do Taquari expuseram a atual situação que enfrentam e suas problemáticas enfrentadas.

Posteriormente, foi proferida a palestra “Projetos de Castração e Bem-Estar Animal”, por um representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado.





Da esquerda para à direita: Vereador Ranzi,
Delegada Anita Maria Klein da Silva, Promotor de Justiça de Pelotas,
Jaime Nudilemon Chatkin e Vereador Lourdes Sprenger.


A mesa-redonda, intermediada pelo vereador Ranzi contou com a presença da Vereadora de Porto Alegre Lourdes Sprenger, que falou sobre captação e destinação de recursos federais, estaduais e municipais para a proteção e defesa dos animais, contou também com o 2o promotor de Justiça de Pelotas, Jaime Nudilemon Chatkin, que abordou a legislação e execução municipal na elaboração da Lei Municipal sobre maus tratos e sanções e ainda penas legais pela omissão do município; e da delegada Anita Maria Klein da Silva, que falou que maus tratos é “caso de polícia, sim!”.

Ranzi falou da criação do Conselho de Proteção aos Animais e do Fundo Municipal de Proteção aos Animais. Ideias que ele apresentou ainda no início do ano.

No fim da manhã, ocorreu a assinatura da carta-compromisso dos municípios em relação à defesa dos animais e a assinatura do compromisso para a realização da segunda edição do evento pelo Vice-Prefeito de Venâncio Aires.



Representantes dos municípios assinaram a carta-compromisso,
na qual o município se compromete a defender os animais
.

À tarde, às 14h, Ranzi conduziu a roda livre de conversas entre associações, ONGs, simpatizantes da causa e ainda Lourdes Sprenger, Gláucia da Apasfa e a veterinária Ana Maria.

Um representante de cada cidade recebeu um cd com informações de como criar uma ONG, como criar uma associação, como angariar recursos que são destinados ao bem estar animal, entre outros. Fato que vem a complementar um dos objetivos do Simpósio, que além da conscientização em relação à convivência urbana pacífica entre homens e animais, é também comprometer as cidades a mobilizarem-se em prol dos animais
Fonte:http://ranzi.com.br/wp/simposio-reuniu-mais-de-200-pessoas/

Nenhum comentário: