terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Porto Alegre sem maus tratos aos animais


Lourdes Sprenger

A defesa do direito dos animais na Capital vai ganhar em dinamismo e agilidade neste ano de 2014. É um avanço que projetamos com a formação da Frente Parlamentar Porto Alegre Sem Maus Tratos aos Animais (FPASM),

que vai iniciar seu trabalho a partir de 11 de março, no âmbito de atuação da Câmara de Vereadores. Vamos promover ações educativas, de fiscalização e conscientização, traduzindo o apelo de protetores, ONGs e entidades. Sobretudo, queremos evitar a repetição dos casos de crueldade.

No terreno prático, a Frente deseja selar um pacto para tratar com as comunidades a redução dos comportamentos considerados agressivos, especialmente o abandono animal, crime praticado em larga escala nos centros urbanos. Trata-se – é preciso que se diga – de uma ação institucional que se organiza para cooperar pelo meio ambiente e pela saúde pública.

A Frente, institucionalizada, tem a missão de assumir o êxito e o modelo de atuação do Fórum do Bem Estar Animal que, durante sete anos, conquistou avanços, estudando e propondo aperfeiçoamentos incorporados à legislação municipal.

Agora, nosso primeiro passo se dará em busca da necessária interlocução com Judiciário, Ministério Público, polícias Civil e Militar no sentido de demonstrar que representamos objetivos do interesse das comunidades, e precisamos obter ganhos em agilidade nas decisões em processos, inquéritos e investigações no tocante aos direitos animais.

A Frente também está comprometida de forma ampla com as políticas de controle populacional, identificação (chipagem) e com a guarda responsável. Temos a certeza de que o ativismo da cidade estará identificado com a proposta da Frente, que tem como instrumentos o diálogo e as formas colaborativas de participação.

Vereadora do PMDB
Jornal do Comércio

Nenhum comentário: