domingo, 9 de março de 2008

Gatos, só do lado de fora

Porto Alegre, 29 de março de 2007. Edição nº 15193
Capital
Gatos, só do lado de fora
Decisão da Câmara que barra entrada dos bichanos revoltou ONGs
ALINE CUSTÓDIO



Os gatos que habitavam os dois pátios internos da Câmara Municipal de Porto Alegre foram barrados. Desde terça-feira, a circulação dos bichanos foi restrita ao pátio externo. Foram fechadas com tela as entradas de ar que ligavam o exterior do prédio ao jardim por meio de um porão.

Enquanto funcionários da Câmara comemoravam a iniciativa, entidades de defesa dos animais protestavam. Uma das mais indignadas foi a presidente da Associação Gaúcha de Proteção aos Animais, Lenir Angélica Oliveira Pascoal, que tentou impedir o fechamento dos buracos.

- Tememos pela morte daqueles que viviam no pátio interno e estão no porão. Eles não saberão encontrar o buraco de saída - alertou.

Contrários ao protesto, Luiz Antônio Villanova, segurança da Câmara há 17 anos, e a recepcionista Carmem Estelita Dias, funcionária há 15 anos, aproveitaram ontem os jardins do prédio pela primeira vez em mais de cinco anos.

- Nos intervalos, não podíamos descansar aqui porque o espaço era tomado por gatos. O cheiro de comida e fezes tornava o ambiente insuportável - lembrou Villanova.

A presidente da Câmara, Maria Celeste (PT), passou o dia respondendo e-mails de ambientalistas indignados com a decisão. Ela sugeriu uma campanha de adoção.

- Não poderíamos fechar os olhos para uma questão de saúde - afirmou a vereadora.

Ontem à tarde, apenas uma cama improvisada em uma caixa e um prato de ração permaneciam numa das áreas internas. Do lado de fora, três caixas forradas com o Diário Oficial, três pratos de ração e dois potes de água e um de leite indicavam que os gatos estavam nas redondezas. Estima-se que cerca de 20 animais vivam no local.
( aline.custodio@diariogaucho.com.br )

Polêmica antiga
> Em março de 2005, o então presidente do Legislativo municipal, vereador Elói Guimarães (PTB), pediu a remoção dos "animais quadrúpedes", como definiu os gatos, das áreas da Câmara
> A determinação causou furor entre as entidades de proteção aos animais e a discussão se estendeu por semanas. Após diversas tratativas, os animais foram castrados, mas continuaram a morar na Câmara

Cerca de 20 felinos que passeavam pelos jardins internos foram expulsos
Foto(s): Daniel Marenco/ZH

Nenhum comentário: