sexta-feira, 14 de março de 2008

Orientações sobre encaminhamento de adoções

Orientações sobre o encaminhamento de adoções
Sentiens Defesa Animal
Faça uma entrevista cuidadosa com o candidato à adoção, preferencialmente indo ao local onde ficará o cão ou gato, a fim de verificar se o mesmo tem condições de tutelar o animal. E também para evitar que cães e gatos sejam vítimas de crueldades, sendo adotados para rinhas, procriação, venda, rituais etc.


Tenha cuidado especial com pedidos para filhotes de gato todo preto (usado em rituais, especialmente os não-castrados) e qualquer animal de raça não-castrado, para que não seja usado para procriação.

Se o adotante declarar que deseja animal não castrado, busque conscientizá-lo sobre a importância da esterilização. A ação educativa é tão essencial quanto a de castração. E jamais doe um animal não castrado para o candidato.

Caso o candidato declare estar adotando devido à morte de outro animal, informe-se sobre o motivo do óbito, prevenindo futuras contaminações por doenças como cinomose e parvovirose.

É bastante comum o pedido de animais de raça, por falta de consciência e sensibilização dos adotantes para o valor intrínseco dos animais. E isso só mudará pelo trabalho educacional.

Portanto, considerem estes pedidos no mínimo como uma boa oportunidade para a conscientização. Muitos são bons adotantes. Inclusive, vários tem sido os casos em que, após uma boa conversa, o candidato resolve adotar um SRD.
Sentiens Defesa Animal - www.sentiens.net

Nenhum comentário: