segunda-feira, 17 de março de 2008

Preso um dos maiores traficantes de animais da Bahia

Preso um dos maiores traficantes de animais da Bahia
No caminhão do acusado, policiais federais encontraram quatro micos, 35 tartarugas e 500 pássaros silvestres

Flávio Costa
Agentes da Polícia Rodoviária Federal de Jequié (358km de Salvador) prenderam em flagrante, na noite de sexta-feira, aquele que é considerado um dos maiores traficantes de animais silvestres do estado, José Dantas de Santana, 56 anos. Na carroceria do caminhão Mercedes-Benz, placa BWP-4345, de Itabaiana (SE), que ele dirigia, foram encontrados quatro micos, 35 tartarugas e 500 pássaros. Foi a maior apreensão desse tipo realizada pela corporação neste ano.




A abordagem ocorreu no Km 544 da BR-116, no posto da PRF em Milagres (232km de Salvador), numa inspeção de rotina. Os policiais desconfiaram da quantidade de lonas que o veículo levava e, quando suspenderam o volume, eles encontraram os animais. Devido à superlotação das gaiolas, boa parte dos azulões e pintassilgos já estava morta.


No momento da prisão, Santana afirmou que havia recebido cerca de R$1 mil para transportar os animais de Senhor do Bonfim/BA para Vitória da Conquista/BA. O chefe da delegacia da PRF de Jequié, Joan Leandro Neves, não acredita nessa informação. “Nós encontramos no caminhão vários cartões de lojas de animais da cidade de São Paulo. Temos certeza que era para lá. Pelo tamanho da encomenda, valia pelo menos R$100 mil”, declarou.


José Dantas de Santana foi conduzido para a delegacia de Polícia Civil de Milagres e os animais encaminhados para o Ibama de Vitória da Conquista. Conhecido pelo apelido de “Zé de Tota”, Santana chegou a prestar depoimento à CPI do tráfico de animais silvestres, no ano de 2003. Na época disse que estava fora do negócio há oito anos. Enquadrado no artigo 29 de Lei Crimes Ambientais, ele poderá pegar de seis meses a um ano de detenção, mais multa. Os animais foram levados para o posto do Ibama, em Vitória da Conquista.
Fonte:http://www.correiodabahia.com.br

Nenhum comentário: