sexta-feira, 25 de abril de 2008

Assuma a responsabilidade de ter um animal de estimação

O crescimento da população habitando as cidades tem sido acompanhado pelo aumento do número de animais domésticos (principalmente cão e gato) em estreita convivência com as pessoas. Consequentemente, cresce também o risco de ocorrência de doenças transmissíveis por animais inadequadamente tratados – as chamadas zoonoses (doenças transmitidas dos animais ao homem).


Sem gerar alarmismos, é realmente importante que os proprietários estejam conscientes e informados destas doenças, para que de uma forma conhecedora e correcta possam actuar eficazmente. Tal facto, consegue-se com uma relação estreita com o médico veterinário do seu animal de estimação.
Possuir um animal de estimação implica também, desde sempre, assumir responsabilidades quanto à sua saúde e ao seu bem-estar, para evitar que essa relação não ocasione danos nem para o animal nem para os donos, sendo desta forma necessário que o animal seja desparasitado e devidamente vacinado.
Contudo, há que ter também atenção e cuidado com o meio ambiente, com os outros animais e com as outras pessoas (principalmente com as crianças), pelo que cada um de nós que tem um animal de estimação, tem a responsabilidade de garantir que o nosso ”amigo de quatro patas” não contribui para a degradação do meio ambiente, para o desconforto de outras pessoas ou para a insalubridade de espaços públicos.
Assim, torna-se imprescindível que, sempre que passeie o seu animal em espaços públicos, tenha o cuidado de recolher os seus dejectos. Ao fazer isso, estará a contribuir para um melhor ambiente, uma vez que a acumulação dos excrementos, além de contaminarem o ambiente, veiculam agentes prejudiciais para os outros animais e até para o próprio homem.

Dr.ª Teresa Meireles
Data: 2008-04-25
Boletim Médicos de Portugal

Nenhum comentário: