sexta-feira, 25 de abril de 2008

Doma sem Violência - mulas e burros

Muladeiros aprendem doma sem violência


Os muladeiros de Laranjeiras do Sul aprenderam uma nova técnica para domar mulas e burros sem maus tratos. O professor Josenildo Souza Costa, o Nô, vindo de Brasília, ensinou em quatro dias como amansar o animal sem sacrifício. Desde o comportamento, como falar até as atitudes foram treinadas passo a passo. “Um animal mal domado não tem valor. Também aprendemos técnicas para o animal ficar melhor de cela”, avalia Jeferson Pelizzari.
Para Valmor Pelegrini, a principal vantagem é que agora o grupo “Muladeiros do casco duro” terá animais dóceis e de qualidade. “Nosso objetivo é não judiar mulas e burros. Queremos seguir a tradição de nossa família, trabalhando no campo, mas estaremos inovando com a qualidade dos animais”, concluiu. O pecuarista Edson Pinto de Oliveira também avaliou positivamente o treinamento. “Este curso é totalmente diferente de tudo o que aprendemos até agora. Percebemos que os animais estão bons de cabresto sem precisar utilizar a violência”.
Com os animais treinados para o serviço, Fernando Sobezak não calculava que o treinamento desse resultado tão rápido. “Tem que confiar no animal para poder trabalhar. Na doma antiga isso não era possível, porque burro é mais selvagem do que cavalo”, concluiu ele, que levou a família para o curso.
Técnica
Para o domador, o primeiro segredo para dominar o animal, é gostar o que faz. “Não existe animal bravo. As pessoas precisam ter amor pelo animal e tentar entendê-lo, controlando a voz para não estragar tudo”, ensina Nô, que em 20 minutos estava montado em um burro xucro. “Mexer com mulas às vezes é mais fácil que lidar com gente. Se as pessoas tratam o animal com violência, provavelmente se comportam da mesma forma com a família”, conclui.
Fonte:JCorreio do Povo-Paraná.

Nenhum comentário: