quarta-feira, 23 de abril de 2008

Circo abandona animais em São José dos Pinhais

Cavalos vivem em más condições.
Seis animais, entre eles três cavalos, duas lhamas e um urso, estão vivendo em más condições em uma área em São José dos Pinhais, onde estava montando um circo há cerca de um mês.
As apresentações do circo estão acontecendo agora em Joinville (Santa Catarina), e como lá há uma lei municipal que proíbe apresentação de animais, os seis bichos ficaram. Os vizinhos também reclamam do mau cheiro e da sujeira no local.




Foto: Anderson Tozato

“Os bichos estão muito judiados. Eles só comem abóbora e algumas verduras que o dono da quitanda em frente ao terreno dá. E cada vez que a gente abre a porta vem aquele cheiro ruim”, contou um comerciante, que preferiu não se identificar, que tem loja perto do terreno. Os cavalos ficam amarrados em frente ao terreno, as lhamas ao lado e o urso fica nos fundos, em uma jaula. Há também um trailer, onde o proprietário diz que mora, e dois caminhões. Na entrada do local dá para ver bastante esterco e que os bichos estão magros.

Dois comerciantes que trabalham com produtos alimentícios ao lado do terreno já foram até a Prefeitura reclamar. No entanto, ainda não houve fiscalização. Os moradores também não estão satisfeitos com a presença do circo e dos animais no local. “Tinha banheiros encostados no nosso muro e tinha poças d’água. Pedi para ele tirar por causa do mau cheiro e expliquei que existe o problema da dengue”, afirmou o aposentado Pedro da Silva Mendes, que mora ao lado do terreno.

Mesmo diante dos animais magros, o proprietário nega que estejam sendo maltratados. “Eles estão bem cuidados. E não há problema em comer abóbora”, justificou o proprietário do circo Aurora, Onei Salgueiro. Ele afirmou que também dá palha para os bichos comerem. Salgueiro não permitiu que a reportagem de O Estado se aproximasse da jaula do urso. O proprietário afirmou que está em São José porque está resolvendo problemas burocráticos em Curitiba, e que em breve deve seguir com os animais para Santa Catarina.
Fonte:cidades@parana-online.com.br
Andréa Bordinhão [23/04/2008]

Nenhum comentário: