terça-feira, 29 de abril de 2008

Vigilância da População Animal realiza bloqueio contra raiva

O bloqueio anti-rábico é feito em cães e gatos do Bairro Ipanema.
Vigilância da População Animal realiza bloqueio contra raiva
Equipes do Núcleo de Vigilância de População Animal (NVPA), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizaram hoje, 28, no Bairro Ipanema, bloqueio vacinal anti-rábico em cães e gatos. A ação aconteceu em razão da análise de resultado positivo de raiva em um morcego recolhido no bairro na semana passada. A análise foi realizada pelo Laboratório Desidério Finamor, de Eldorado do Sul.




De acordo com o coordenador da Equipe de Vigilância e Zoonoses da SMS, José Carlos Sangeovani, a raiva é uma doença viral grave e sem cura, e todos os mamíferos são suscetíveis a ela. Sangeovani explicou ainda que a transmissão da doença ocorre somente através de contato direto, por mordedura ou arranhadura. "O bloqueio vacinal é uma forma de prevenção da doença. Este morcego que coletamos pode ter tido contato com algum animal de estimação ou até uma pessoa. É importante que as pessoas vacinem seus animais domésticos todo o ano", ressaltou. O coordenador enfatizou também, que as pessoas que tiverem algum contato com um morcego devem procurar atendimento no posto de saúde mais próximo de sua residência.

Morcegos - Desde junho de 2007 a SMS priorizou o recolhimento de morcegos. As equipes de Vigilância vão até a residência e recolhem o animal e depois encaminham para análise em laboratório para verificar se é portador de raiva. Caso o exame dê positivo, é realizado um inquérito epidemiológico para orientar a população e verificar a possibilidade de contato com morcegos e risco de transmissão.

Nenhum comentário: