terça-feira, 20 de maio de 2008

Cães e gatos fazem teste de personalidade para ganhar donos nos EUA

Você já deve conhecer a história: uma paixão à primeira vista por um animal de estimação acaba virando um transtorno tempos depois. Para evitar que isso aconteça, um programa norte-americano passou a realizar testes de personalidade em gatos e cachorros.



O objetivo é que eles ganhem donos de acordo com cada perfil, informa a agência de notícias Associated Press. Batizada de Meet Your Match (Encontre seu Companheiro), a iniciativa é da Sociedade Americana para a Prevenção de Maus-Tratos a Animais (ASPCA, na sigla em inglês).
Pat Sullivan/AP
Teste de personalidade criado nos Estados Unidos avalia qual o melhor gato para determinado candidato a dono e vice-versa
Teste de personalidade criado nos Estados Unidos avalia qual o melhor gato para determinado candidato a dono e vice-versa

Jim Monsma, da Liga de Resgate a Animais em Washington, ressalta que as pessoas vão ao gatil em busca de animais com determinada aparência. "Mas gatos não são todos iguais. Eles têm personalidades muito diferentes."

O protetor de animais é um dos 45 que utilizam agora o programa de "felinidade", desenvolvido por Emily Weiss, especialista em comportamento da ASPCA. Nele, são avaliados diversos fatores comportamentais dos gatos, como confiança e sociabilidade.

O animal é então relacionado a uma de nove categorias de personalidade, como "líder do bando", "investigador particular" (para os mais quietos e observadores) e "assistente pessoal" (que quer participar de tudo, como digitar quando você está no computador e "segurar" o jornal quando você está lendo).

Na outra ponta da adoção dos animais, há também um teste com os candidatos a donos, que precisam preencher um questionário. Tudo para evitar a incompatibilidade entre ambos, que, segundo Monsma, é a principal causa de devolução de felinos ao gatil.
Fonte: Folha Online
16/05/2008 - 13h18

Nenhum comentário: