quinta-feira, 1 de maio de 2008

Itapetinga: multa pode coibir animais na pista

Quem trafega pelas BAs 263, 680 e 130, no sudoeste do Estado, sabe que o risco de um acidente por causa de animais na pista é alto, principalmente à noite. A vítima mais recente deste problema é o advogado Elias Ramos de Oliveira. Ele estava trafegando na BA-680 no início deste mês, quando uma vaca preta apareceu na sua frente. O choque foi inevitável e o prejuízo de mais de R$ 1,5 mil.


“Minha sorte foi que eu não estava correndo muito e o impacto não foi forte. Tive apenas ferimentos leves, mas meu carro ficou estragado: danificou pára-brisa, capô, teto, faróis e retrovisor”, disse o advogado. Oliveira entrou com uma representação no Ministério Público. “Não quero indenização. Só desejo que seja tomada providências para que outros acidentes não ocorram”, declarou.

O promotor de Itapetinga, José Junceira, disse que já vem realizando ações de combate a animais na pista junto com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE). “Já fizemos apreensões de animais este ano, mas o problema sempre volta a ocorrer”, afirmou o promotor. “O que vamos fazer agora é identificar os proprietários dos animais e multá-los”, garantiu, sem informar de quanto seria a multa.

“Os proprietários podem, ainda, ser processados por crime de perigo”, completou o promotor. A PRE informou que possui dois caminhões com gaiola que servem para apreender animais. “Sempre fazemos ronda pela BA para fazer apreensão”, garantiu o sargento José Domingos da Silva Filho, que reconhece que o problema persiste.

FAZENDEIROS –Os proprietários dos bois, cavalos e cabras que costumam aparecer nas estradas se eximem deresponsabilidade, afirmando que são vítimas de vândalos. “Eles vêm aqui e derrubam minha cerca e abrem a cancela”, garantiu o fazendeiro Eloílson dos Anjos.

Os trechos mais perigosos estão entre Itapetinga e Caatiba (BA-680), Itambé, Itapetinga e Itoró (BA-263) e Itapetinga, Macarani, Maiquinique e Potiraguá (BA-130). Nesses pontos existem muitas fazendas de criação de gado de corte.

Mário Bittencourt, da Sucursal Vitória da Conquista



Nenhum comentário: