domingo, 18 de maio de 2008

Vereadores votarão projeto que proíbe animais em circos-Campo Grande/MS

Os vereadores de Campo Grande votarão na próxima semana o Projeto de Lei Complementar 164/07 que proíbe a expedição de licenças e alvarás para espetáculos circenses que utilizem animais sejam selvagens, domésticos, nativos ou exóticos.


A proposta do vereador Marcelo Bluma (PV) seria votada na quarta-feira (14), mas foi retirado de pauta para que a presidente da entidade de proteção animal Abrigo dos Bichos, Maria Lúcia Costa Metello, tivesse tempo de avaliar a proposta.Vereador Marcelo Bluma conversou sobre projeto com a presidente do Abrigo dos Bichos, Maria Lúcia Costa Metello

Se a proposta for aprovada, quem desrespeitar a determinação estará sujeito a uma série de penalidades acumulativas que vão de interdição do circo a aplicação de multa diária.

O vereador justifica que os animais apresentados nos espetáculos circenses são torturados “desde a captura em seus países de origem, quando em geral suas mães são mortas a sangue frio pelos caçadores, passando pelo treinamento cruel, até a forma como são mantidos pelos circos, tornando suas vidas um intenso sofrimento”.

“O reluzir dos espetáculos circenses contrasta com o que fazem os circos: tornar miserável a vida desses animais. Por natureza os animais não montam em bicicletas, nem saltam através de anéis de fogo. Se o fazem, é a poder de chicotes, de agulhas que dão choques e de outras ferramentas usadas para forçá-los a executar tais proezas”, diz Bluma.

A apresentação de animais em circos já é proibida em todo o Estado do Rio de Janeiro e em cidades como Porto Alegre (RS), São Leopoldo (RS), Campinas (SP), Cotia (SP), Sorocaba (SP) e Blumenau (SC)
Fonte Campo Grande/NEWS

Nenhum comentário: