terça-feira, 3 de junho de 2008

Zoonoses

O Assunto é: Zoonoses


A tarefa do clínico veterinário inclui desde a prevenção, o diagnóstico e a terapia das moléstias do cão e do gato, porém é também responsável pelo conhecimento das doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos ( zoonoses), informando sobre os riscos representados por estas moléstias e o modo de se evitar o contágio. Algumas dessas doenças estão listadas a seguir:

Leptospirose: infecção bacteriana causada por vários tipos de Leptospira, ocorre na maioria dos mamíferos,inclusive cãoes e seres humanos. O cão funciona como transmissor através de sua urina contaminada. Prevenir com vacinação periódica.

Toxoplasmose: causado pelo protozoário Toxoplasma gondii. Os felinos eliminam os oocistos pelas fezes, quando adquirem através da ingestão de carne crua contendo o parasita. Mulheres grávidas devem tomar todo extremo cuidado pois se contamindo pela doença, poderá afetar o feto em desenvolvimento levando-o a lesões neurológicas. Evitar carne crua e higiene rigoroso são as prevenções indicadas.

Larva migrans visceral: pode ocorrer a partir da ingestão de ovos infectantes do verme Toxocarra canis ( lombriga). A migração larval no olho pode causar cegueira. Limpeza ambiental e vermifugação dos animais são as formas de prevenção.

Larva migrans cutânea: causada pela penetração de larvas infectantes de Ancylostoma sp na pele. Ela causa coceira e a sua migração sob a pele aparece na forma de manchas, daí ser popularmente conhecido como " bicho geográfico". Previna da mesma forma da lombriga.

Raiva: uma antiga doença que ainda gera muita preocupação na saúde pública. Em cães e gatos a incidência tem diminuído, mas a vacinação é a única forma de se evitar esta doença fatal.

Sarna: a escabiose canina e felina ( Sarcoptes scabiei e Notroedis cati) são facilmente transmitidos através do contato com animais parasitados, principalmente em crianças. Exame clínico para o início rápido do tratamento e cuidados de higiene para prevenção.

Giardíase: o protozoário Giardia lamblia pode causar enteropatias que são transmitidas pelos cães e gatos. Tomar cuidado com as fezes dos animais.

Brucelose: a bactéria Brucela canis é transmissível ao homem através de secreções genitourinárias especialmente de fetos abortados ou placenta de cadelas infectadas.

Salmonelose: estas bactérias podem ser adquridas de alimentos contaminados, porém como alguns animais comem alimentos suspeitos podem transmitir através de suas fezes. Causam grave diarréia. Evitar que os animais comam lixos e comida estragada.

Moléstia do arranhão do gato: ocorre após o arranhão ou mordidas do gato, supõem-se que a infecção causada por uma bactéria que leva a uma linfadenopatia regional ( ínguas).

Mordidas: mordidas impostas pelos cães e gatos podem infeccionar facilmente pela grande quantidade de bactérias presente na cavidade oral destes. Deve-se promover uma boa assepsia no local da mordida.

Dermatomicose: conhecido como "tinha", as lesões de Microsporum canis formam pequenas áreas circulares na pele, e é de mais comum ocorrência em gatos. Higiene e tratamento precoce evitará o problema.

Molétia de Lyme: ou borreliose é transmitido pelo carrapato que infesta o cão. A erradicação dos carrapatos e o tratamento do animal resolverá o problema.

Peste: a infecção pela bactéria Yersínia pestis causa a doença em seres humanos, cães e gatos. A transmissão ocorre pela pulga de ratos infectados. Mantenha o quintal sempre limpo e sem lixos para não atrair os ratos.

Dipilidiose: a infestação de vermes cestóides Dipylidium caninum pode ocorrer através da ingestão acidental de pulgas que são os hospedeiros intermediários. Um bom controle de pulgas do ambiente e no animal eliminará o problema.

Para acalmar os mais temerosos, um veterinário inglês respondia sabiamente à pergunta feita frequentemente: " é perigoso para uma criança pequena ter um animal de estimação ? ", dizendo: " se você quer proteger uma criança contra sérias doenças transmissíveis, não o mantenha afastado dos animais de estimação, mas sim de outras crianças".


Informativo Médico
Fonte:Pet Shop - Pet da Villa
Web Solution - Agência Café Brasil PP

Nenhum comentário: