sábado, 2 de agosto de 2008

Maus-tratos a animais comovem duas comunidades

As cenas de um cãozinho sendo espancado até a morte e de uma égua agonizando por falta de alimentação marcaram a quinta e a sexta-feira em dois bairros de Santa Cruz do Sul. No Cohab, o mesmo cachorro que mobilizou os bombeiros ao cair em um bueiro, há uma semana, morreu em um ato de brutalidade cujos motivos ainda são uma incógnita. Já no Harmonia, o resgate da égua mobilizou funcionários municipais e moradores.


De tão fraco, o eqüino já não conseguia ficar em pé. Conforme moradores da Rua Normélio Boettcher, o animal era conduzido por um carroceiro, na manhã dessa sexta, quando caiu e não levantou mais. O proprietário decidiu então ir embora, abandonando a égua sobre o asfalto. Acionada, a equipe da Vigilância Sanitária ministrou mais de meio litro de soro no bicho, mas não foi suficiente.

A solução foi o emprego de uma retroescavadeira para levar o animal até o Centro de Controle de Zoonoses, onde prossegue o tratamento. Segundo o coordenador da Vigilância, veterinário Paulo Rutkowsky, além de apresentar ferimentos a égua estava em avançado estado de desnutrição, devido à falta de água e comida. Ele comenta que fatos semelhantes têm ocorrido com freqüência em Santa Cruz.
Fonte: Redação Gazeta do Sul

Nenhum comentário: