sábado, 2 de agosto de 2008

Superpopulação de gatos preocupa autoridades de Belo Horizonte

Em média, dez felinos são abandonados por mês no Parque Municipal.
Segundo especialista, abandono do animal ocorre normalmente aos domingos e feriados.

Uma estimativa do Centro de Controle de Zoonoses de Belo Horizonte aponta para a presença de mais de 30 mil gatos no município. Atualmente, cerca de 120 deles estão no Parque Municipal. Muitos foram abandonados.


A quantidade de animais é grande e já preocupa o poder público. “O abandono ocorre normalmente aos domingos e feriados, que são os dias em que os donos vêm para o parque com os gatos. Eles abandonam normalmente filhotes”, diz Homero Brasil, diretor do Parque Municipal.

Para evitar a reprodução, os gatos são castrados e recebem cuidados de voluntários. Em média, dez gatos são abandonados por mês. O problema é que os animais se alimentam, principalmente, de aves.

“Só a presença do gato, que é tido como um predador natural dos pássaros, já inibe a reprodução de algumas espécies de aves”, afirma Adamastor Bussolotti, veterinário do Centro de Controle de Zoonoses.

Gatos são animais domésticos e precisam dos cuidados de um dono para sobreviver. Segundo veterinários, apesar do espaço aberto, o felino acaba se sentindo preso no Parque Municipal, que é rodeado por avenidas e ruas movimentadas.

Quem quiser ajudar a cuidar dos gatos pode se cadastrar no Parque Municipal. A castração de animais em Belo Horizonte pode ser feita gratuitamente no Centro de Controle de Zoonoses.

Nenhum comentário: