domingo, 4 de janeiro de 2009

Convenção das carroças

Se na praia de Boa Viagem o disciplinamento do uso do espaço público é precário, na orla de Brasília Teimosa ele simplesmente não existe. O primeiro dia do ano na praia mais parecia uma convenção de carroças. Os equipamentos, puxados por animais, são usados principalmente como meio de transporte, mas por falta de um "estacionamento", eles se aglomeram na areia. Carroças e os animais ficam a poucos metros do mar.



Charretes servem como meio de transporte para famílias irem à praia. Foto: Juliana Leitão/DP/D.A Press



O carroceiro Demar Pereira, 26 anos, levou a mulher e o filho para um banho de mar. "Não dá para pagar passagem de ônibus para todo mundo, por isso eu venho com a minha família na charrete", contou Demar. Segundo ele, o banho é uma tradição no primeiro dia do ano para retirar as mazelas do corpo. "Mais tarde dou o banho no cavalo antes de ir embora", contou.

Levar animais para a areia da praia ou banhá-los no mar já era proibido desde o decreto anterior, mas a prática é comum e a fiscalização passa longe. Também não é permitido o trânsito de automóveis na faixa de areia, mas também é comum encontrarcarros que acessam a faixa de areia da praia do Pina entrando por Brasília Teimosa. Há dois anos a prefeitura chegou a interditar este acesso com gelo baiano, mas por pouco tempo.

Assim como em Boa Viagem, as praias do Pina e Brasília Teimosa contam com uma grande quantidade de comércio ambulante de bebidas, comidas e outros produtos como as carroças de CDs ou DVDs piratas. "Essas carroças que comercializam produtos piratas na praia são proibidas e precisamos intensificar a fiscalização. Também não será permitada a preparação de alimentos. Só poderão ser comercializados alimentos prontos", explicou Amir Schvartz.

Fonte:Diário de Pernambuco

Um comentário:

Dani Benaion disse...

Olá Lourdes, sou blogueira e como vc defendo a causa animal.
Indiquei seu blog para o prêmio Dardos, entregue aos blogs que se destacam.
Você agora, como vencedora do prêmio, deve ir ao meu blog e ver o que o indicado deve fazer (nada com custo).
Parabéns pelo seu trabalho.
www.biotransitando.blogspot.com