quarta-feira, 29 de abril de 2009

Vereador propõe Semana de Incentivo à Esterilização de Animais- P.Alegre/RS

Entrou em período de Discussão preliminar de Pauta, na sessão desta quarta-feira (29/4), na Câmara Municipal de Porto Alegre,

projeto de lei do vereador Marcello Chiodo (PTB) que pretende instituir em Porto Alegre a Semana de Incentivo à Esterilização de Animais Domésticos, a ser realizada anualmente, na segunda semana de agosto. Conforme o parlamentar, Porto Alegre, assim como várias cidade do país, tem enfrentado problemas com o descontrole de cães e gatos.

“Com esta proposta, além de incentivar à esterilização de animais domésticos, pretendemos conscientizar a população sobre os cuidados necessários para se garantir a saúde dos animais e evitar o aparecimento de zoonoses”, enfatiza Chiodo, lembrando que algumas doenças podem ser transmitidas ao homem. O vereador lembra ainda que a reprodução desordenada e o abandono de filhotes nas ruas, aumenta a chance de proliferação de zoonoses como a leishmaniose e a raiva. “O projeto se justifica porque diariamente ninhadas indesejadas são abandonadas em avenidas e ruas da cidade”.

Ainda de acordo com a proposta, campanhas educativas em escolas e em outros segmentos da sociedade seriam os métodos eficazes de resolver o problema. “Mesmo que a prefeitura tome algumas iniciativas e grande parte do trabalho de conscientização fique com voluntários, entendemos que não é um compromisso apenas do Poder Público, nesse caso a responsabilidade é compartilhada entre o Poder Público e a sociedade”, justifica Chiodo.

Regina Andrade (reg. prof. 8.423)



Nenhum comentário: