quarta-feira, 6 de maio de 2009

A situação das doenças transmissíveis está em debate na AL


Foto: Guerreiro / Ag. AL
Paz explica as ações para conter a febre amarela no Rio Grande do Sul


A Comissão de Saúde, presidida pelo deputado Gilmar Sossella (PDT), debate nesta manhã (06) ações para enfrentar as doenças transmissíveis como febre amarela, gripe suína (A H1N1), dengue e leishmaniose, que estão deixando em alerta o Estado. O coordenador de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul, Francisco Paz, afirmou que dentre estas quatro enfermidades, a febre amarela é a que requer mais atenção do Estado. "As demais estão inseridas em um contexto de tranquilidade", disse.

Paz garantiu que a vigilância está atenta aos deslocamentos de vetores das doenças (animais transmissores). “Em relação à febre amarela estamos monitorando a existência de bugios desde a entrada do vírus no Rio Grande, em 2001”, destacou. O coordenador explicou que a política de controle da febre amarela no RS vem sendo a de vacinar a população em todos os locais em que estiver comprovada a existência do vírus.

Com relação a gripe suína, afirmou que não há casos no Estado. E tranquilizou afirmando que o monitoramento e a triagem nos aeroportos e portos estão sendo devidamente realizados. Também participam do debate o coordenador responsável do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, Luís Carlos Araújo; a coordenadora de Vigilância em Saúde em portos e aeroportos da ANVISA, Inês Mallmann; e representantes da Associação Brasileira da Indústria e Exportação de Carne Suína e da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul.


CONTINUAÇÃO

Nenhum comentário: