quarta-feira, 6 de maio de 2009

AUDIENCIA SOBRE DOENÇAS TRANSMISSIVEIS

Foi entregue oficio ao Presidente da Comissão e material descritivo sobre Leishmaniose


Porto Alegre, 06 de maio de 2009
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa debateu nesta quarta-feira (6) ações para enfrentar as doenças transmissíveis como febre amarela, gripe mexicana (A H1N1), dengue e leishmaniose, que estão deixando em alerta o Estado.

O deputado Cassiá Carpes (PTB) perguntou ao coordenador de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul, Francisco Paz, sobre o tratamento que o município de São Borja vem tendo em relação aos animais que possuem leishmaniose diagnosticada. Paz afirmou que em São Borja a eutanásia nos cães está correta, pois, segundo ele, este é o procedimento indicado pela portaria do Ministério da Saúde. O parlamentar lembrou que muitas organizações em defesa aos animais estão revoltadas com as mortes dos animais, inclusive já se manifestaram com cartazes e anúncios contra as autoridades.

Francisco Paz reiterou que essa atitude é necessária, já que a principal preocupação é não permitir o avanço da doença em humanos, e complementou lembrando que a construção do canil na cidade será de grande importância para recolher os animais de rua, na tentativa de reduzir o avanço da doença entre os animais.

Também participaram do debate o coordenador responsável do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, Luís Carlos Araújo; a coordenadora de Vigilância em Saúde em portos e aeroportos da ANVISA, Inês Mallmann; e representantes da Associação Brasileira da Indústria e Exportação de Carne Suína e da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: