segunda-feira, 1 de junho de 2009

Centro de Controle de Zoonoses doa cavalos no interior de São Paulo

SÃO PAULO - Cavalos estão sendo doados pelo Centro de Controle de Zoonoses de Taubaté, a 134 quilômetros da capital paulista, para diminuir o número de animais soltos nas ruas.


Essa medida também contribuiu para reduzir os acidentes de trânsito provocados pelos animais que vivem soltos. Mais de 20 equinos aguardam ser adotados na cidade. Alguns sofreram maus tratos, outros estão saudáveis. Até abril do ano passado, não havia adoção, e sim um sistema de leilão dos cavalos recolhidos. Mas, a maioria dos casos não dava certo, porque os cavalos acabavam voltando para as ruas.

Agora, o Centro de Controle de Zoonoses espera voluntários, que tenham uma área rural na cidade e vontade de cuidar dos animais. Os agentes vão até os locais, para garantir que os cavalos sejam bem cuidados.

Dos 63 animais doados desde o início do projeto apenas um foi recolhido de volta pelo Centro de Zoonoses. Quem adota um animal é um fiel depositário: tem os benefícios, mas também tem que cumprir com as responsabilidades. Os animais podem trabalhar, mas existe um limite, para que eles se mantenham saudáveis.

Com a adoção de equinos, o trabalho do Corpo de Bombeiros também ficou mais fácil na cidade. Nos últimos quatro meses, nenhum acidente envolveu esse tipo de animal. Para adotar um animal é necessário morar em Taubaté. O Centro de Controle de Zoonoses avisa que também há bovinos para adoção.
Fonte:O Globo

Nenhum comentário: