segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Amarrado a Fusca, cão é arrastado no Esmeralda/RS.

SANTA CRUZ DO SUL/RS. CRUELDADE COMOVEU MORADORES NA MANHÃ DE ONTEM
Um vira-lata de pequeno porte, com peso de aproximadamente três quilos, foi amarrado ao para-choque de um Fusca e arrastado por pelo menos duas quadras, ontem pela manhã, em Santa Cruz do Sul. O motoboy de 27 anos que dirigia o carro foi identificado pela Brigada Militar e negou ter puxado o cachorro. O animal foi socorrido pela Vigilância Sanitária e está no Canil Municipal recebendo tratamento. Ele está com vários ferimentos e precisará de cuidados por pelo menos duas semanas.


Quem testemunhou o ato de crueldade, ocorrido no Bairro Esmeralda, ficou perplexo. Uma moradora contou que viu o Fusca azul puxando o cachorro pela rua e que tentou avisar o motorista fazendo sinais, mas ele não parou. “Foi um horror”, resumiu a aposentada que pediu para não ter o nome divulgado. A policial militar Lindamir dos Santos Carneiro também viu o bicho ser arrastado pelo carro na Rua Taquara e parou o motorista na esquina com a Rua Condor.

A PM estava com o marido e três crianças em um carro quando se deparou com a cena, por volta das 10 horas. “O cachorro estava amarrado ao para-choque do Fusca com uma corda. Foi arrastado de um lado para o outro até alcançarmos o carro e fazer o motorista parar”, relatou ela, indignada. A policial deu voz de prisão ao condutor do Fusca, que negou ter atado o animal no carro e reagiu. O marido dela precisou ajudar a segurar o acusado, que ao cair no chão acabou sofrendo escoriações nas costas. O motoboy foi levado para atendimento no Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz, foi identificado pela BM e liberado. O Fusca foi recolhido do local por parentes do motorista.

O cachorro ficou caído na rua e os moradores acionaram a Vigilância Sanitária. O veterinário Paulo Rutkowsky esteve no local e removeu o animal para o Canil da Prefeitura, onde recebeu atendimento. “Tivemos que sedar o cachorro para dar os primeiros socorros. Ele está muito assustado”, contou o veterinário. Segundo ele, o vira-lata teve parte da pele arrancada. “As quatro patas e o tórax estão muito esfolados, já as costas e a cabeça não. Isso é sinal de que, ao ser arrastado, ele tentou ficar de pé na rua, mas não conseguiu”, disse.

Rutkowsky avalia que, diante dos ferimentos, o animal precisará de cuidados especiais por um período de aproximadamente duas semanas. “Ele vai se recuperar, é um animal novo. Mas vai levar alguns dias”, avaliou. O veterinário espera que o dono do animal se apresente hoje na Vigilância Sanitária. O motorista acusado de ter arrastado o cachorro por pelo menos duas quadras no Bairro Esmeralda deverá responder a um termo circunstanciado por maus-tratos a animais.


Saiba mais

CADELA PRETA - PELOTAS/RS

Há quatro anos um caso semelhante gerou grande comoção em Pelotas. A cadela Preta foi amarrada a um carro e arrastada por várias ruas da cidade. A comunidade chegou inclusive a fazer passeatas para protestar contra o ato de crueldade, que virou notícia nacional. Três jovens foram responsabilizados e prestaram serviços à comunidade. Em julho do ano passado a morte do cãozinho Tobi, no Bairro Cohab, em Santa Cruz, também gerou comoção. Ele foi morto na rua, pelo próprio dono, aos olhos de crianças da vizinhança, quatro dias após ter ficado 11 horas preso em um bueiro. Em novembro o acusado aceitou a proposta de transação penal feita pelo Ministério Público e passou a prestar 60 horas de serviços comunitários.
Fonte:Gazeta do Sul
Igor Müller
igor@gazetadosul.com.br

Nenhum comentário: