segunda-feira, 28 de setembro de 2009

São José dos Campos/SP.Vacinação de cães e gatos está nas regiões centro-leste e oeste

São José dos Campos realiza neste fim de semana a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos nas regiões centro-leste e oeste do município. Neste domingo (27), as doses serão aplicadas das 9h às 16h em 28 postos nos bairros.


Cerca de 60 funcionários estarão envolvidos na campanha. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), todos os animais a partir de 3 meses de idade devem ser vacinados, até mesmo as fêmeas prenhas e as que estão amamentando, pois a vacina é segura e não oferece risco aos filhotes nem à mãe.

Os proprietários de animais já vacinados em campanhas anteriores devem levar as cadernetas de vacinação. Como medida de segurança, a recomendação é para que os animais sejam conduzidos com coleira, guia e, de preferência, levados por uma pessoa adulta.

A raiva é uma doença infecciosa aguda que depois de instalada é sempre fatal. É causada por um vírus que se alastra pelo sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução. Todos os animais mamíferos são suscetíveis à doença.

A transmissão se dá pelo contato da saliva do animal contaminado. A principal característica da doença é o aumento da agressividade do animal infectado. A imunidade é adquirida por meio da vacinação.

Mais informações sobre os locais de vacinação, dias e horários podem ser obtidas pelo telefone 156.


Fonte:VNews

Nenhum comentário: