quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Cursos em Meio Ambiente - Rio de Janeiro

Instituto Ecológico Aqualung

Cursos Presenciais - Rio de Janeiro


--------------------------------------------------------------------------------

"A excelência dos treinamentos nas Normas de Sistema de Gestão ministrados pelo Instituto Ecológico Aqualung, por sua eficiência e credibilidade, tornou a instituição uma das mais solicitadas e indicadas no Sistema Petrobras.



Com certeza, pois também sou Docente do Senac Rio na formação de técnicos de segurança, posso dizer que os que fazem cursos no Instituto Aqualung falam muito bem dessa conceituada instituição e, por isso, sempre indico seus cursos."

Ramiro Guedes (Coord. SGI/SMS Aéreo - Atlas Táxi Aéreo)


--------------------------------------------------------------------------------

Cursos de Longa Duração (acima de 44 horas/aula)



Formação em Perícia Ambiental - 80 horas/aula

Aulas: 6ª e sábados (quinzenalmente) Início em 23 de outubro de 2009

Veja em http://www.institutoaqualung.com.br/curso_de_pericia_ambiental.html


--------------------------------------------------------------------------------

Cursos de Média Duração (de 12 a 40 horas/aula)



Curso de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) - 18 horas/aula

Aulas: 6ª feira e sábado, o dia todo em 02 e 03 de outubro de 2009

Veja em http://www.institutoaqualung.com.br/curso_de_PGRSS.html



Curso de Implantação de Sistema de Coleta Seletiva - 18 horas/aula

Aulas: 2ª e 3ª feira, o dia todo em 05 e 06 de outubro de 2009

Veja em http://www.institutoaqualung.com.br/curso_de_sistema_coleta_eletiva.html



Curso de Formação de Auditor Interno de SGA / SGQ - 18 horas/aula

Aulas: 2ª e 3ª feira, o dia todo em 19 e 20 de outubro de 2009

Veja em http://www.institutoaqualung.com.br/curso_de_auditor_interno.html



Curso de Química Ambiental e suas Aplicações - 18 horas/aula

Aulas: 2ª e 3ª feira, o dia todo em 26 e 27 de outubro de 2009

Veja em http://www.institutoaqualung.com.br/curso_de_quimica_ambiental.html



Curso de Licenciamento Ambiental - 18 horas/aula

Aulas: 2ª e 3ª feira, o dia todo em 16 e 17 de novembro de 2009

Veja em http://www.institutoaqualung.com.br/curso_de_licenciamento.html



Curso de Análise de Risco em Segurança e Saúde Ocupacional - 18 horas/aula

Aulas: 2ª e 3ª feira, o dia todo em 23 e 24 de novembro de 2009

Veja em http://www.institutoaqualung.com.br/curso_de_risco_ocupacional.html


--------------------------------------------------------------------------------

Cursos de Curta Duração (de 10 horas/aula)

Veja em http://www.institutoaqualung.com.br/cursos_presenciais_rio.html



Outubro de 2009

A Norma OHSAS 18001:2007 - Interpretação dos Requisitos

Data: sábado, dia 10 de outubro de 2009
Programa: A empresa e responsabilidades; Atuação no sistema de gestão da SST; Segurança e saúde no trabalho – SST - evolução e histórico; Justificativa da OHSAS 18001 e benefícios potenciais; Objetivo e campo de aplicação; Definições importantes; Abordagem de processo; Sistemas de gestão; O processo de implantação; PDCA; Interpretação dos requisitos - Política de SST; Planejamento; Planejamento para identificação de perigos e avaliação e controle de riscos; Requisitos legais e outros requisitos; Objetivos; Programas de gestão da SST; Implementação e operação; Estrutura e responsabilidades; Treinamento, conscientização e competências; Consulta e comunicações; Documentação; Controle de documentos e de dados; Controle operacional; Preparação e atendimento a emergências; Verificação e ação corretiva ; Monitoramento e mensuração do Desempenho; Acidentes, Incidentes, Não Conformidades e Ações corretivas e preventivas; Registros e Gestão de Registros; Auditoria; Análise crítica pela Administração.

Professor: Igor Sales Oliveira - Pós-Graduado em Gestão Executiva de Meio Ambiente; Auditor ISO 14001 Meio Ambiente e OHSAS 18001 Saúde e Segurança do Trabalho; Bacharel em Biologia com Ênfase em Meio Ambiente; Atua em prestação de serviço para PETROBRAS em Gestão Integrada de Qualidade, Meio Ambiente , Saúde e Segurança do Trabalho; Instrutor interno nos temas de SGI – Sistema de Gestão Integrada, para qualificação de mão de obra; Possui experiência em implementação para recomendação e manutenção de certificação ISO 9001, 14001 e OHSAS 18001 em processos de Montagem Industrial Eletro-mecânica, Construção Civil pesada (Hidroelétrica, Túneis metroviários e Estradas); Responsável pelo processo recomendação ao BVQI da ISO 14001 em processos de Construção de Hidroelétricas sendo a primeira do Brasil; Responsável e participante do processo de quatro recomendações BVQI de ISO 9001, 14001, OHSAS 18001, nos últimos dois anos; Responsável e participante do processo recomendação BVQI da norma SA 8000, sendo a primeira da América latina.

Elaboração de Balanço Social - Relatório de Sustentabilidade (Guia Ethos, modelos IBASE e Diretrizes GRI-G3)

Data: sábado, dia 17 de outubro de 2009
Programa: Conceitos e definições: balanço social e temas relacionados; Contexto social e de mercado; Estratégias e práticas de gestão socioambiental e suas correlações com o Balanço Social; Por que, como e para quem relatar; Diálogo e engajamento de stakeholders ou partes interessadas; Principais modelos/ferramentas (Guia Ethos e modelos IBASE e Diretrizes GRI-G3); Caracterização e uso dessas ferramentas; Princípios fundamentais para relatórios; Auditoria interna e externa de relatórios; Como reconhecer e produzir um bom relatório: boas práticas, rankings e premiações; Demandas e do mercado em relação ao relato da sustentabilidade e tendências; Estudo de Caso – balanços Sociais de empresas.

Professora: Vânia Marques - MS em Ciência Ambiental (PGCA-UFF), MBA em Gestão Empresarial (FDC) e Gestão de Negócios Sustentáveis (UFF), Veterinária pela UFMG. Experiência em gestão no sistema financeiro, professora, palestrante e consultora em ética, responsabilidade social e sustentabilidade. Sólida formação, com treinamento certificado pela GRI no Brasil (Consórcio BSD/FGV/ Uniethos) e em Amsterdã (GRI - Holanda). Experiência em Balanço Social (setores: Petróleo e Gás, Metalurgia, Mineração). Participa, desde 2004, do grupo multistakeholder global para revisão das Diretrizes GRI.

A Norma NBR-ISO 9001:2008 - Interpretação dos Requisitos

Data: sábado, dia 31 de outubro de 2009
Programa: Introdução; Abordagem de processo; Objetivo; Explicação dos requisitos da norma: Termos e definições; Sistema de gestão da qualidade; Requisitos gerais; Requisitos de documentação; Responsabilidade da administração; Comprometimento da administração; Enfoque no Cliente; Política da qualidade; Planejamento; Responsabilidade, autoridade e comunicação; Análise crítica pela administração; Gestão de recursos; Provisão de recursos; Recursos humanos; Infra-estrutura; Ambiente de trabalho; Realização do produto; Planejamento da realização do produto; Processos relacionados a clientes; Projeto e desenvolvimento; Aquisição; Produção e fornecimento de serviço; Controle de dispositivos de medição e monitoramento; Medição, análise e melhoria; Generalidades; Medição e monitoramento; Controle de produto não-conforme; Análise de dados; Melhorias; As modificações da nova revisão de 2008.
Professor: Milton Mendes - Engenheiro mecânico, Pós Graduado em Análise de Sistemas; Cursos de especialização no exterior; Experiência Profissional como Gerente Técnico TÜV Rheinland Brasil; Gerente Técnico da BRTÜV; Auditor Líder do IBQN; Bayer do Brasil S.A; NUCLEN; TREU S.A.; Worthington S.A. Máquinas -Vivencia na avaliação de sistemas de gestão em empresas nos setores industrial e de serviços, principalmente certificação ISO 9000; experiência na coordenação e gerenciamento nas áreas de Projeto e Qualidade; experiência em consultoria na área de Tecnologia de Informação; experiência nas áreas de projeto em plantas químicas(incluindo análise de falhas) e nuclear.



Novembro de 2009

Mudanças Climáticas e Crédito de Carbono
Data: segunda-feira, dia 09 de novembro de 2009
Programa: O aquecimento global e os gases do efeito estufa (GEE); crise climática: perigo ou oportunidade; as emissões de gases do efeito estufa: Brasil e Rio de Janeiro; a política de mudanças climáticas da cidade do Rio de Janeiro.
Professor: Nelson Moreira Franco – Economista (UFRJ),pós-graduação em Gestão Ambiental (COPPE/UFRJ),atualmente é gerente de mudanças climáticas da Secretaria de Meio Ambiente da cidade do Rio de Janeiro. Coordenador de Desenvolvimento Sustentável do SEBRAE/RIO (1997/2002) professor de Economia da Universidade Candido Mendes (1991/2000), Secretario de desenvolvimento social do Estado do Rio de Janeiro (1987/1991), Consultor do SEBRAE nacional.

Gerenciamento de Resíduos
Data: sábado, dia 14 de novembro de 2009
Programa: Origem dos Resíduos: Resíduos Urbanos; Resíduos da Saúde; Resíduos Industriais; Resíduos de Construção Civil. Inventário de Resíduos: Levantamento dos Resíduos Gerados; Coleta; Segregação; Coletores. Retorno da Gestão: Reciclagem, Coleta Seletiva, Redução do Desperdício, Reduções de Custos, Geração de Receitas, Consciência Ambiental, Indicadores Ambientais, Controle da Poluição Súbita. Plano de Emergência, NBR ISO 14001 na Gestão de Resíduos. Classificação NBR-10004 - Resíduos Sólidos: Classes, Identificação, Lixiviação, Solubilização; Amostragem ; FISPQ - Ficha de Informação sobre Produtos Químicos. Transporte de Resíduos: Resolução ANTT 420 Produtos Perigosos, NBR-13221 - Transporte de Resíduos, I dentificação, Criptogramas, Ficha de Emergência, Manifesto de Resíduos. Destinação de Resíduos: Lixões, Aterro Sanitário, Aterro Industrial, Incineração, Co-Processamento, Incorporação, Biorremediação. Responsabilidades: Co-responsabilidades, Lei de Crimes Ambientais, Ética Profissional.

Professor: Paulo Cezar da Silva - Químico com especialização em Ciências Ambientais. 22 anos de experiência na área industrial petroquímica - CHEVRON BRASIL. Fábrica de Lubrificantes.

QSMS - Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional
Data: sábado, dia 28 de novembro de 2009
Programa: Histórico evolutivo; Onde se encontra a organização; Aspectos da norma NBR ISO 9001 – Qualidade; Aspectos da norma NBR ISO 14001 – Meio Ambiente;
Aspectos da norma OHSAS 18001 - Segurança e Saúde; O aspecto gestão de cada norma; A similaridade entre o aspecto gestão de cada norma; Os requisitos da qualidade; Os requisitos de segurança; Os requisitos de meio ambiente; Os requisitos de saúde; O sistema de gestão integrada – SGI; O ciclo PDCA; A forma correta de aplicação do ciclo PDCA; A implantação do SGI; Aspectos da norma NBR ISO 16001 – Responsabilidade Social.

Professor: Álvaro Ferreira Mauricio - Engenheiro Industrial Mecânico (UFF); Engenheiro da Qualidade, pela Petrobras; Engenheiro de Meio ambiente, pela KBR / Halliburton; Coordenador da Segurança, Meio ambiente e Saúde – SMS, para a Transpetro/Petrobras e para o gasoduto GASYRG – Yacuíba - Bolívia, experiência em processos de auditorias externas nacionais (BUREAU VERITAS, ABS e INSTITUTO VANZOLINI) e internacionais (VOLVO, BUREAU VERITAS e FORD).



Dezembro de 2009

A Norma NBR-ISO 14001:2004 - Interpretação dos Requisitos

Data: sábado, dia 12 de dezembro de 2009
Programa: Explicação dos requisitos da norma: Termos e definições, Requisitos do sistema da gestão ambiental, Requisitos gerais, Política ambiental, Planejamento, Aspectos ambientais, Requisitos ambientais legais e outros, Objetivos, metas e programa(s), Implementação e operação, Recursos, funções, responsabilidades e autoridades, Competência, treinamento e conscientização, Comunicação, Documentação, Controle de documentos, Controle operacional, Preparação e atendimento à emergências, Verificação, Monitoramento e medição, Avaliação do atendimento aos requisitos legais e outros, Não conformidade e ação corretiva e preventiva, Controle de Registros, Auditoria interna, Análise pela administração. Trabalho prático.
Professor: José Aurélio S. Ferreira - Engenheiro Mecânico; Mestrando em Engenharia de produção - Estratégia Empresarial (COPPE/UFRJ); Pós Graduado em Engenharia Econômica e Gestão Industrial (POLI-UFRJ), Pós Graduado em Ciências Ambientais (NADC - UFRJ); Auditor Líder Certificado no IRCA no A008076 ; trabalhou como auditor e consultor para implantação de sistemas de gestão pelo IBQN; atualmente é Engenheiro de Logística de Materiais de Furnas Centrais Elétricas S/A; Professor e Coordenador de Cursos presenciais do Instituto Ecológico Aqualung.



Informações Gerais
Local: Na sede do Instituto Ecológico Aqualung - Rio de Janeiro
Carga Horária: 10 horas/aula

Horário: sempre de 8h às 17h10min

Valor de cada curso: R$ 180,00 (R$ 90,00 na inscrição + R$ 90,00, podendo ser pagos com Cartão de Crédito, Visa Electron, Rede Shop, Boleto Bancário, Cheque ou Depósito em conta)

- Os associados do Instituto (há pelo menos 6 meses) têm 15% de desconto no valor do curso.

- Os associados do Cartão Instituto Aqualung UNICARD têm 15% de desconto no valor do curso.

- Os profissionais registrados (e funcionários) no CRBio têm 10% de desconto no valor do curso.

Sala de Aula totalmente equipada, com Data Show (projetor), Telão, Televisão, DVD, Vídeo e Ar condicionado.
Inclui, além da participação no curso: 1 pasta exclusiva com material didático e caneta; 2 coffee-breaks; 1 certificado de conclusão

OBS: A desistência e cancelamento da inscrição, com a devolução do correspondente valor pago, só poderá ocorrer até cinco dias antes do início do curso. A falta de pagamento de qualquer das parcelas que totalizam o valor do curso implicará na perda dos direitos referentes ao curso (freqüência e certificado de conclusão) e perda dos valores já pagos.



Coordenação: José Aurélio Ferreira

Organização geral: Marcelo Szpilman

Obs1: O INSTITUTO ECOLÓGICO AQUALUNG se reserva o direito de cancelar qualquer curso aqui descrito se não houver o número mínimo de inscrições que viabilize sua realização.
Obs2: Todos os cursos aqui descritos poderão ser realizados “in company” para as empresas e instituições interessadas.



Informações e Inscrições
Instituto Ecológico Aqualung
Rua do Russel, 300 / 401, Glória, Rio de Janeiro, RJ. 22210-010
Tels: (21) 2558-3428 ou 2558-3429 ou 2556-5030
Fax: (21) 2556-6006 ou 2556-6021
E-mail: instaqua@uol.com.br
Site: http://www.institutoaqualung.com.br



Turmas de apenas 20 alunos. Faça já sua inscrição.


--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: