domingo, 29 de novembro de 2009

Cães e gatos são vacinados contra a raiva neste sábado -Maceió/AL

Expectativa é de que, até o final do dia, sejam vacinados 507.883 animais


Hoje é dia de vacinação anti-rábica em Maceió. Centenas de gatinhos e cachorros são conduzidos até postos de vacinação por seus proprietários para se prevenirem da Raiva, vírus que se instala em animais domésticos ou selvagens, e que pode ser transmitido ao humano caso haja contato com saliva e mordida. Para combater o problema, em 2008, cerca de 99% dos animais foram vacinados. Neste ano, a meta é de que 507.883 animais sejam imunizados.
Pensando na saúde de seus animais, os estudantes Daniel e Marcelo levaram o beaggle Toy e o gato siamês Flocos para tomarem mais uma dose da anti-rábicos. Eles foram vacinar os bichos no posto localizado na escola municipal Benício Dantas, no bairro do Poço. Quem realizava as vacinas no local eram as agentes de saúde Edilene Verçosa, Sueli Lima e Luciene Paes.

De acordo o coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva, Valmir Costa, a vacinação é o principal instrumento de controle da doença, impedindo que o vírus atinja o ser humano e provoque óbitos. “O histórico das campanhas demonstra que nos anos em que não houve vacinação (1979 e 1989), nos anos seguintes foram registrados elevados números de óbitos decorrente da raiva”, explicou.
Essa evolução das coberturas vacinais contribuiu decisivamente para a redução dos óbitos por raiva. Há três anos, o Estado não notifica casos da doença; o último foi em 2006, transmitido por um morcego, no município de Porto de Pedras”, informou.

Transmissão

A raiva é uma doença infecciosa aguda que uma vez instalada é sempre fatal. É causada por um vírus que se alastra pelo sistema nervoso de animais domésticos ou selvagens, a exemplo de cães, gatos, macacos, morcegos e o homem.

A transmissão da doença ocorre pela saliva do animal contaminado pelo vírus da raiva, através de lesão da pele do novo hospedeiro como arranhadura, mordida ou lambida do animal doente. Uma característica da doença é o aumento da agressividade do doente, o que facilita o ataque a um novo animal ou ao homem.
Fonte:Gazetaweb.com


Nenhum comentário: