domingo, 13 de dezembro de 2009

ONG Pense Bicho faz campanha contra o abandono de cães

Quem passou ontem pela Boca Maldita, no centro de Curitiba, recebeu panfletos sobre o abandono de animais, atitude comum de muitos donos nesta época do ano.


A organização não-governamental Pense Bicho realizou uma campanha para alertar sobre o problema. A Declaração Universal dos Direitos dos Animais traz que o abandono é um ato cruel. A Lei Federal de Crimes Ambientais pune com multa e prisão quem abandona e maltrata animais.



Segundo a presidente da ONG, Karin Birckholz, a campanha também foi direcionada ao Natal, pois muitas pessoas compram animais para dar de presente e quem foi presenteado se "surpreende" com os cuidados necessários. "São seres que sentem. Não podem ser tratados como brinquedos", comenta.

Além disso, alguns donos abandonam os animais porque vão viajar. Ainda há casos de pessoas que deixam os bichos acorrentados e sozinhos enquanto estão fora. Estima-se uma população de 430 mil animais domésticos em Curitiba, sendo que 3% deste total está abandonado nas ruas. Outros 48% são os animais semi-domiciliares, que têm dono, mas que ficam nas ruas. "Tem gente que abre a porta porque acha que o cachorro precisa disso, o que pode trazer ninhadas indesejadas e doenças", afirma Birckholz.

Denúncias podem ser feitas na Delegacia de Defesa do Meio Ambiente (telefone ) ou Batalhão Ambiental da Brigada Militar (0800-643-0304).
Fonte: Joyce Carvalho - Paraná On Line

Nenhum comentário: