sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Prefeitura de São Paulo combate abandono de animais

Todos os meses, cerca de cem animais recolhidos pelo Centro de Zoonoses ficam disponíveis para adoção



Animais não são objetos. A frase ilustrará a campanha de bem-estar animal anunciada pela Prefeitura de São Paulo, que tem o objetivo de conscientizar os donos de pets sobre uma questão que há anos é levantada por abrigos e instituições de proteção animal: o abandono. Com um investimento de cerca de R$ 8 milhões, a Secretaria Municipal da Saúde e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente se uniram para criar o Programa de Proteção e Bem-Estar de Cães e Gatos (Probem).

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) será reformado para abrigar animais com mais conforto e cuidado e será construído o Núcleo de Proteção e Bem-Estar, onde os bichos abandonados ficarão até encontrar lares definitivos. Todos os meses, cerca de cem animais recolhidos pelo Centro de Zoonoses ficam disponíveis para adoção. O núcleo deverá ser inaugurado no início do ano que vem. A Prefeitura não informou o número de animais que estão atualmente no CCZ.

O Probem prevê ainda a ampliação do programa de castração de animais domésticos. Atualmente, a Prefeitura faz 40 mil castrações por ano. A meta é chegar a 100 mil. É a primeira vez que a administração municipal realiza uma ação de grande visibilidade para diminuir o abandono de animais domésticos e melhorar o atendimento aos animais recolhidos. “Lutamos muito por uma ação da Prefeitura”, diz Angela Caruso, presidente do abrigo de animais Quintal de São Francisco. “Foi uma surpresa muito boa ver que o governo se preocupou finalmente com a causa. É um salto para a cidade de São Paulo.”

Para grupos e associações protetoras de animais, a conscientização é fundamental. “A falta de informação causa ignorância e a ignorância causa destruição. Com a conscientização, a gente fecha a torneira que torna os abrigos superlotados e o problema tão abrangente”, declara Silvia Pompeu fundadora do Rancho dos Gnomos, que acolhe animais.
Fonte:BemParaná

Um comentário:

dsdsdss disse...

Oi Lourdes!

A Denise Bastos me indicou o teu site e estou fascinada!! Por hora consegui olhar apenas de relance, mas fiquei impressionada com a quantide de informações que podem auxiliar nossa luta na causa animal.

Parabéns pelo trabalho!

Priscila Coelho
Não Compre, Adote!