domingo, 21 de março de 2010

Estudantes aprendem sobre posse responsável de animais


Estudantes de 4 a 11 anos, das redes pública e particular de Ensino, estão aprendendo que ter um animal de estimação não é brincadeira.



O projeto sobre a posse responsável de animais é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Vigilância Ambiental e do Centro de Controle de Zoonoses, com apoio da Secretaria Municipal de Educação.
Quarenta e uma escolas das áreas urbana e rural participam do projeto, que leva orientação através de palestras e da presença dos mascotes, um cão e uma gatinha, que serão batizados pelas crianças, por meio de um concurso. “Tudo isso visa estimular as crianças para o debate sobre o assunto. O abandono de animais hoje é um problema cultural. Cerca de 70% dos animais do canil provêm de doações dos próprios donos, que são recolhidos pela Guarda Verde”, informa o coordenador da Vigilância Ambiental, Rogério Blasi.

O projeto visa ainda o controle e prevenção de zoonoses, que são doenças transmitidas ao homem por animais. “Passamos ainda a ideia de que ter um animal é uma grande responsabilidade, é necessária uma alimentação balanceada, vacinação e cuidados veterinários, carinho, levar para passear e muitos outros. Todas estas questões são levantadas durante a palestra e as crianças levam para casa um folder para que os pais também sejam conscientizados”,diz Blasi.

As palestras tiveram início na última segunda-feira, 15, no Caic e continuam até 16 de abril. Além da orientação, distribuição de folders, outra peça da campanha é a luvinha cata-caca, para que o próprio dono do animal recolha as sujeiras que o seu bichinho fizer pelas ruas da cidade. “No início, nossa intenção é colocar displays com as luvas à disposição da população em pontos mais frequentados por proprietários e cães, que são as avenidas João Pinheiro, Santo Antônio e Davi Ottoni. Vamos iniciar um programa de conscientização da população”, explica o coordenador, destacando que a luva é apenas um incentivo e que a coleta pode ser feita com uma sacolinha de supermercado, por exemplo.

O projeto Posse Responsável de Animais tem o apoio da Divisão de Projetos de Educação Complementar da Secretaria Municipal de Educação e da Guarda Verde.


Concurso
O concurso para a escolha dos nomes dos mascotes do projeto será dividido em duas etapas. A primeira nas escolas, que fazem um concurso interno e escolhem até três nomes por unidade escolar. Depois, as escolas devem enviar os nomes, por protocolo, para a Secretaria Municipal de Educação, no período de 19 de abril a 7 de maio.

Caberá à Secretaria de Educação, mediante uma comissão julgadora, escolher as melhores sugestões. O resultado sairá até o dia 21 de maio e a premiação acontece nas unidades escolares nos dias 26 e 27 de maio. Os ganhadores serão contemplados com uma bicicleta.

Confira os locais das próximas palestras:

Dia 22/03
13h30h - Antonio Sergio Teixeira
15h30 - Pedro Affonso Junqueira

Dia 23/03
13h30 - Maria Ovídia Junqueira
16h - Wilson Hedy Molinari

Dia 24/03
13h30 - Carmélia de Castro
15h30 - Nicolina Bernardo

Dia 25/03
13h30 - Alvino Hosken de Oliveira
16h - Raphael Sanches

Dia 26/03
13h –José Avelino de Melo
15h30- José Raphael dos Santos Netto

Prefeitura de Poços de Caldas

Nenhum comentário: