quarta-feira, 14 de abril de 2010

Denúncias de maus tratos a animais geram mobilização - Bauru/SP

Cresce revolta contra mortes desnecessárias atribuídas ao Centro de Controle de Zoonoses; leia opinião do BOM DIA



Cresce a mobilização popular após o BOM DIA publicar denúncias de maus tratos a animais no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) nesta terça-feira e na semana passada. Agora, o órgão será alvo de questionamentos oficiais.

Segundo o advogado da ONG Naturae Vitae, José Hermann Schroeder, 49 anos, já há uma representação em fase de encaminhamento ao Ministério Público exigindo providências da prefeitura.

José Hermann comentou a importância desta representação na polêmica em torno do CCZ.

“A iniciativa do estudante de direito Pedro Valentim] é muito importante. A opinião pública já está participando ativamente”, afirma.

O CCZ seria responsável pela morte de animais saudáveis, segundo denúncias. O órgão nega as acusações – sacrifícios só ocorreriam após casos confirmados de leishmaniose.

Opinião do BOM DIA
Desconfiança não pode perdurar
Os casos relatados nos últimos dias precisam ser esclarecidos um a um pela prefeitura. Já há, sim, negativa de irregularidades. Porém, numa gestão do prefeito Rodrigo Agostinho, ambientalista de militância reconhecida, é preciso mais. Por que não chamar representantes de ONGs para uma reunião definitiva sobre as denúncias de morte de animais saudáveis? Todas as dúvidas poderiam ser colocadas à mesa, de uma só vez, frente a frente com quem mais demonstra revolta e indignação.




O advogado José Hermann Schroeder: busca de provas para esclarecer situação
















Dona de Xuxa vira testemunha
A aposentada Marilu Gomes – que, ao BOM DIA, disse ontem ter evitado a morte no CCZ da cachorra Xuxa – será testemunha contra o órgão: quem garante é José Hermann. “Ela disse que vai nos ajudar.” Marilu afirma que exames mostraram que Xuxa é saudável. Para o CCZ, o animal tinha leishmaniose.
As denúncias se baseiam na Lei Estadual n° 12.916, de 16 de abril de 2008. A lei afirma que deve haver política de esterilização dos animais e a eutanásia é permitida em poucos casos.

“Essa política de esterilização, que não foi observada até agora”, diz Hermann. O advogado disse estar reunindo informações e testemunhas para formular medida legal. “Há bastante queixa.”

O deputado estadual Feliciano Filho (PV) também postou denúncias contra o CCZ de Bauru em seu site (www.felicianofilho.com.br).

O promotor do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Sciuli de Castro, informou no fim da tarde de ontem ainda não ter recebido representação “recente” contra o CCZ.

Gerente usa internet no caso
A gerente administrativa Marli Delucca, 47 anos, publicou relato sobre denúncias em seu blog.

“Enviei a carta a autoridades e já recebi respostas de que foram encaminhadas a áreas de saúde pública e meio ambiente. Acho que providências urgentes devem ser tomadas.”

A ONG Abeac (Associação Bem-Estar Animal Amigos da Célia, de São Paulo, demonstra apoio à carta de Marli por meio de corrente de e-mails. Marli Scaramella, responsável pela ONG, repassa a mensagem pedindo a adesão. As ONGs Vidadigna e Naturae Vitae, de Bauru, também estão no caso.







Nenhum comentário: