domingo, 18 de abril de 2010

Leishmaniose em animais tem tratamento eficiente

Creio que o prefeito Rodrigo Agostinho está um tanto desinformado.


O tratamento para a leishmaniose visceral existe, não é caro e nem ineficaz, tanto que na Europa nenhum cão com a doença é sacrificado. Todos são tratados, existindo até ração específica para cão com leishmaniose, a Leishmaniasis Management da Affinity Pet Care. Segundo o professor André Luís Soares da Fonseca, M.Sc. da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, as drogas para o tratamento da leishmaniose visceral são altamente eficazes e muito baratas e podem ser, inclusive, manipuladas em farmácias. E o tratamento da doença em cães não é proibido. O que está, ainda, proibido é o uso de medicamentos da linha humana.

Em 2005, a OMS - Organização Mundial da Saúde, aprovou o uso da Miltefosina no tratamento em humanos, agora amplamente usado na Índia (onde a incidência da doença é absurda), por ser eficiente e de baixo custo. O Laboratório Virbac lançou a droga especificamente para os cães nos países da Europa, onde ela está sendo muito utilizada e apresentando até 95% de cura.

Quanto aos exames realizados pelo CCZ, o sorológico ELISA é totalmente contestável. Segundo pesquisas publicadas na Revista Clínica Veterinária (Ano XII, n. 71), nos testes sorológicos com o ELISA “a especificidade é prejudicada devido à ocorrência de reações cruzadas com doenças causadas por outros tripanossomatídeos e outros microorganismos. Portanto, seus resultados não devem ser utilizados como indicadores de infecção leishmaniótica específica. Na Espanha, onde os cães são tratados, e não sacrificados, para um cão ser considerado como positivo ele precisa apresentar sorologia positiva e, depois, ser confirmado pela biópsia e achado do parasita. Se o parasita não é encontrado, o cão não é considerado positivo. Portanto, quantos cães inocentes já foram e continuam sendo assassinados através de diagnósticos falhos e imprecisos!?!?

A autora, Sandra Regina, é militante da SOS Gatinhos - Associação Bauruense de Proteção Animal

Jornal da Cidade de Bauru

Nenhum comentário: