segunda-feira, 21 de junho de 2010

Aves apreendidas vão para reabilitação de soltura em Pernambuco

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, em Petrolina, recebeu 41 papagaios verdadeiros (Amazona aestiva)

que viviam em cativeiros ilegais e foram apreendidos pela fiscalização do Ibama no Estado de Pernambuco. Depois de passar por quarentena, no dia 27 de julho, eles voltam a viver em liberdade, desta vez em áreas preservadas.


Ao contrário do que a maioria da população leiga acredita, os papagaios podem ser reintroduzidos com sucesso na natureza, diz o biólogo Edson Andrade, do Ibama/ PE. Até mesmo aqueles nascidos em cativeiro ou que passam anos em ambientes domésticos e aprendem a “falar”, conseguem se adaptar à vida livre, adquirindo parceiros e reproduzindo normalmente. Várias experiências do Ibama em todo o Brasil já comprovaram isso.


E, infelizmente, o papagaio-verdadeiro está entre os psitacídeos (aves de bico torto) mais capturados do mundo. O Ibama alerta que a aquisição, transporte ou manutenção de animais silvestres em cativeiros sem autorização é crime. O infrator está sujeito a multas que variam de R$ 500 a R$ 5 mil por unidade, além de pena de detenção.




Fonte:EPTV.com

Nenhum comentário: