quarta-feira, 30 de junho de 2010

Cães que sofreram de maus tratos precisam de um lar

Adultos, dóceis e maltratados. Essas são características comuns entre Juca e Silax, dois cachorros que estão passando por tratamento e esperam por adoção. O Juca, um mestiço de dobermann, chegou à Ajapra (Associação Jaraguaense Protetora dos Animais)


através de uma denúncia e já foi inclusive castrado. O husky siberiano Silax precisou de tratamento porque foi atropelado, e precisa de um lar com tanta urgência quanto o Juca.
Juca já foi até castrado. (Foto: Piero Ragazzi)

Os dois animais são exemplos dos problemas pelos quais passam os cachorros que são abandonados em Jaraguá do Sul. Segundo o Centro de Zoonoses da Prefeitura, existe hoje um animal doméstico, entre cães e gatos, a cada três pessoas que residem na cidade.

Silax foi atropelado e agora está sobre tratamento. (Foto: Piero Ragazzi)



O problema é que a Ajapra não consegue disponibilizar um lar para todos eles, já que o número de voluntários disponíveis é bem menor que o número de animais abandonados. Outra opção, que seria o abrigo de animais, não é considerada nem pela associação nem pelo centro de Zoonoses.

“Um abrigo acaba virando um depósito de animais, é muito mais fácil de ocorrer epidemias e os bichos dificilmente são adotados”, explica o supervisor de zoonoses Augusto César Poffo. No entanto, o setor começará a castrar os animais de rua a partir de julho, para evitar que o número de bichos abandonados aumente. Quem quiser ajudar a tirar os animais da rua, com lares temporários ou definitivos, pode entrar em contato com a Ajapra pelo número .

Fonte:Correio do Povo
--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: