quarta-feira, 30 de junho de 2010

Visita nas Ilhas avaliará implantação do projeto de piscicultura

Foto: Tarsila Pereira / PMPA


Representantes da prefeitura, do governo do Estado e da sociedade civil realizam amanhã, 1º de julho, visita à Colônia de Pescadores Z5, na Ilha da Pintada, a partir das 11h.


A visitação dá início ao estudo de implantação do projeto de piscicultura na Região Arquipélago da Capital.

Participam da ação membros da Coordenação de Defesa Civil, das secretarias municipais de Coordenação Política e Governança Local (SMGL), do Meio Ambiente (Smam) e da Produção, Indústria e Comércio (Smic), do Gabinete de Acompanhamento Estratégico, da Colônia Z5 de Pescadores, da Coopeixe, CAR Ihas, além da Secretaria Estadual de Agricultura e Emater-RS.

O transporte será realizado por barco, que percorrerá locais de alta concentração dos recicladores domésticos, carrinheiros e carroceiros da região. A comitiva tem como objetivo desenvolver ações e projetos de geração de renda por meio da capacitação e readaptação das pessoas que hoje sobrevivem com o sustento da coleta de lixo.

Capacitação - O Comitê Executivo de Políticas Públicas para os Condutores de Veículos de Tração Animal (VTA) e Humana (VTH), coordenado pela SMGL, integra as instâncias de governo envolvidas de forma direta na ação de governança nas ilhas da Pintada, Mauá, Marinheiros e das Flores. A iniciativa busca capacitar moradores da região em setores produtivos como construção civil, turismo, piscicultura, viveiros de plantas e artesanato, por meio do Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional para os Beneficiários do Programa Bolsa Família e do Plano Territorial de Qualificação do governo federal.

O Comitê Executivo foi instituído para encaminhar a regulamentação do programa de Redução Gradativa de Veículos de Tração Animal das Ruas e implantado em março pelo prefeito José Fortunati. A missão do comitê é de buscar alternativas para a retirada das carroças das principais vias da cidade, conforme o cronograma estabelecido pelo decreto da EPTC nº 16.638/10.




Nenhum comentário: