terça-feira, 1 de junho de 2010

Casos de leishmaniose crescem e Minas Gerais já ocupam segunda posição no país

Minas Gerais é o segundo estado brasileiro em casos de leishmaniose,



uma doença perigosa que atinge principalmente os cães e que pode ser transmitida ao homem através de um mosquito. De janeiro a abril deste ano, já foram confirmados 3.680 casos da doença em cães em Belo Horizonte e 3.084 deles tiveram de ser sacrificados. O problema não atinge só os animais.

O primeiro caso da doença confirmado em ser humano em Belo Horizonte aconteceu em 1994. A Secretaria Municipal de Saúde disse que a situação é preocupante. Só no ano passado, 30 pessoas morreram. A transmissão acontece do cão contaminado para o ser humano, pela picada do mosquito- palha. Por isso é importante não criar ambiente propício pra que ele se desenvolva.

No ser humano os sintomas são: febre alta, perda de apetite, pele pálida e crescimento do fígado e do baço. Já os cães apresentam queda de pelo, perda de apetite, feridas na região do focinho e da orelha.

Só que metade dos animais que apresentam a doença não apresentam sintomas, por isso é importante sempre abrir às portas para os agentes da Zoonoses.

A presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Terezinha, na região da Pampulha está preocupada. Ela diz que cenas assim são comuns pelas ruas da vizinhança. Cachorros abandonados, correndo o risco de pegar e transmitir a doença. Já foram feitas várias reclamações na prefeitura.
Fonte:O Globo

Um comentário:

por LOURDES SPRENGER disse...

http://solidariedadeanimal.blogspot.com/2010/04/leishmaniose-em-animais-tem-tratamento.html

http://solidariedadeanimal.blogspot.com/2010/05/seminario-leishmaniose-matar-animais.html