quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

CONQUISTAS E DESAFIOS - do Prefeito de Porto Alegre/RS

José Fortunati
O ano que está terminando foi muito produtivo para nós da prefeitura de Porto Alegre.


Em 2010, desenvolvemos uma série de projetos importantes que visam a excelência de nossos serviços, bem como garantir a melhoria da qualidade de vida para a população da cidade.

Quero ressaltar aqui algumas ações que considero como destaques de nossa gestão. Cabe lembrar que a ordem a seguir não significa importância, pois todas são vitais para o sucesso do trabalho que está sendo desenvolvido. Começo pelo projeto Prefeitura na Comunidade, pelo qual visitamos as 17 regiões do Orçamento Participativo (OP), conversando com a comunidade, discutindo suas prioridades nos mais diferentes setores.

O ano também foi muito positivo no que diz respeito à proteção animal. Por meio da Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos (Comppad), desenvolvemos projetos como o Adote um Cavalo, que permite o encaminhamento de eqüinos recolhidos pela EPTC, e o projeto Bicho Amigo, que consiste em uma unidade móvel para esterilizar animais de vilas populares da Capital.

Na área de transportes também avançamos bastante. Nesse aspecto, cabe lembrar a Campanha do Novo Sinal, que reduziu as mortes em atropelamentos na Cidade, a integração entre o TRI e o SIM, que nessa primeira fase está beneficiando os idosos, e ainda o pioneirismo de levarmos a acessibilidades aos táxis lotações.

É importante relembrar também as ações de revitalização e qualificação de espaços públicos como ocorreu na região do Centro Histórico, com destaque para as obras do Largo Glênio Peres e da Praça da Alfândega. Aqui, precisamos considerar também a reforma do Túnel da Conceição, uma obra tão necessária para a segurança e para a mobilidade dos porto-alegrenses.

Este foi também um ano importante para a preparação de Porto Alegre para a Copa do Mundo de 2014. É claro que tudo que citamos anteriormente são melhorias que contribuirão para a realização do Mundial. Porém, existem ações específicas como a remoção das famílias da Vila Dique, que permitirá a ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho, e a duplicação da avenida Edvaldo Pereira Paiva, a Beira Rio, entre tantas outras, que são exigências acordadas com FIFA e tiveram em 2010 o seu marco inicial.

Como podemos ver foi um ano de muito trabalho. No entanto, sabemos que muito mais há por vir. Para 2011 sabemos que nosso desafio é fazer muito mais pela Cidade. Para isso estamos propondo um modelo de gestão baseado em três eixos principais: qualificação dos serviços, orçamento participativo e Copa do Mundo. Nosso objetivo é trabalhar incansavelmente para melhorar o nível e a eficiência dos serviços públicos prestados a população. Estamos falando de saúde, segurança, saneamento, limpeza urbana e tudo mais.

No caso do OP, precisamos fazer jus ao título de “Capital da Democracia Participativa”. Nossa intenção é garantir que Porto Alegre siga como modelo desse tipo de gestão. Precisamos aprofundá-la, potencializá-la e fortalecer nossa relação com a comunidade.

Nosso terceiro eixo, e não podia ser diferente, é a Copa. É importante que todos compreendam que, no que diz respeito ao Mundial, o futebol não é o mais importante e sim a grande oportunidade que o evento nos dá para captarmos recursos a fim de qualificar nossa cidade. É uma oportunidade ímpar que certamente vai nos deixar um grande legado não só para o presente, mas para o futuro da nossa Capital.

Por fim gostaria de aproveitar a oportunidade para desejar a todos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, paz e realizações. Que 2011 seja um período de conquistas e avanços que nos permitam seguir a passos firmes no caminho de qualificar nossa cidade e colocá-la em posição de destaque como referência nacional e internacional.

http://www.fortunati.com.br





Nenhum comentário: