quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Cavalo de carroça vai ter chip de controle em Ribeirão

Dispositivo vai ajudar nos cuidados e no rastreamento

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) prevê para o ano que vem, em parceria com duas universidades e Ongs de Ribeirão, a implantação de microchips em cavalos de tração.


De acordo com a chefe da Divisão de Controle de Zoonoses, Eliana Colluci, o objetivo do projeto é fazer um trabalho educativo com os carroceiros, para orientar sobre maneiras adequadas de tratamento, alimentação dos cavalos e até fornecer orientações sobre legislação de trânsito para os carroceiros.

"O projeto ainda precisa ser finalizado, mas dois mutirões devem ser agendados para o ano que vem para o cadastro dos carroceiros e dos animais", disse Eliana.

O microchip vai ajudar a saber qual foi a última vez que o animal foi atendido, qual medicamento foi utilizado na ocasião, o histórico de tratamentos anteriores realizados, além de ajudar na localização em casos de fuga ou roubo.

"É importante que o carroceiro entenda que vai ser preciso notificar caso aconteça alguma coisa com o animal. Hoje muitos têm medo de procurar atendimento por achar que pode gerar apreensão do animal".

A prefeitura busca agora formalizar uma parceria com a Barão de Mauá e o Moura Lacerda para conclusão do projeto. O diretor do Hospital Veterinário da Barão de Mauá, Jair Rodini Engracia Filho, afirma que o projeto é importante para orientar aos carroceiros a maneira correta de alimentação dos animais e também sobre o peso limite que eles podem puxar.

"Atendemos dois desses animais por semana no Projeto Carroceiro e, na semana passada, um desses cavalos morreu", disse Engracia. De acordo com ele, foi encontrado até plástico no estômago do animal.


Fonte:A Cidade


Nenhum comentário: