terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Porto Alegre pode proibir instalação de empresas que alugam cães para guarda



O vereador Idenir Tito Cecchim (PMDB) quer acabar de vez com a locação de cães para atividades de guarda em empresas e imóveis privados na capital gaúcha. Ele é autor do projeto de lei 3.827, apresentado no final de novembro de 2011, que “proíbe a concessão de alvará de localização e funcionamento a empresas prestadoras de serviços de guarda e vigilância com locação de cães de guarda, no âmbito do município de Porto Alegre”.

Cecchim é defensor dos animais e afirma que fará de tudo para conseguir acabar com essa atividade na cidade. “Comecei a observar nas ruas de Porto Alegre caminhonetes transportando cães grandes em gaiolas minúsculas ou amarrados, chacoalhando e se batendo, com perigo até de caírem e serem arrastados. E fui me informar do que se tratava”, conta o vereador.

Os levantamentos deixaram o parlamentar mais indignado ainda. “Descobri que os animais são entregues em obras ou empresas de qualquer jeito, e ficam a noite toda sem água nem comida, para não dormirem”, conta Cecchim. Em suas pesquisas, o vereador descobriu que alguns cães recebem treinamento para serem violentos. “Não podemos admitir essa barbárie e farei de tudo para aprovar o projeto de lei”, garante.

O vereador está otimista, pois tem recebido apoio de todo o país e consultas de outros políticos interessados no tema. A população da cidade também se atentou para o assunto. “Ninguém sabe o que acontece com os cães. Quando eu apresentei o projeto e comecei a divulgar e explicar, muita gente entrou em contato com meu gabinete relatando casos, falando de animais que ficam em obras perto de suas casas”, explica.

Autoridades policiais devem agir

Essa mobilização popular é estimulada por Cecchim, que está disposto, inclusive, a levar denúncias para a polícia. “Eu vou com o denunciante, vamos exigir que as autoridades policiais tomem providências, punam os responsáveis por esses crimes”, garante. O vereador descobriu que uma das maiores empresas de aluguel de cães instalada na capital gaúcha, com mil animais, veio de Curitiba, pois no Paraná existe lei que veda o aluguel de cães para segurança.

“Deixaram o Paraná, mas com certeza não vão cometer atrocidades com cães em Porto Alegre”, afirma o vereador. Ele conta que está conversando com parlamentares de outras cidades que o consultam, e está estimulando também deputados estaduais e federais a agirem, visando acabar com essa atividade no país.

Ainda segundo Checcim, “um político não precisa ser protetor de animal para se insurgir contra essa barbárie. Tem que ser consciente e ético em relação aos cães que são amigos e não escravos. E em nome de nenhuma atividade econômica podemos aceitar crimes contra qualquer animal”, enfatiza o vereador gaúcho.
Jornal OLA

Um comentário:

gigio disse...

SERÁ QUE ESTÁ NO PROJETO DO CARÍSSIMO, O QUE SERÁ FEITO COM TODOS OS CÃES QUE NÃO SERÃO MAIS ÚTEIS A ESTAS EMPRESAS?
SERÁ QUE PORTO ALEGRE NÃO VAI VIRAR UM CAUS COM ESTES CÃES PERIGOSOS SOLTOS POR AI?
JA PARAMOS PARA PENSAR QUE ESTES MILHARES DE CÃES POSSUEM PROBLEMAS DE TEMPERAMENTO, E SÃO, MUITAS VEZES, DOADOS A ESTAS EMPRESAS POIS NÃO CONSEGUEM MAIS ADESTRA-LOS NEM CONVIVER COM PESSOAS?
SERÁ QUE NÃO SERIA ÓTIMO SE HOUVESSE UMA FISCALIZAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DO SERVIÇO?
SERÁ QUE EM MEIO A ESTAS EMPRESAS, NÃO EXISTE EMPRESAS SERIAS E QUE CUIDAM DE SEUS ANIMAIS COM RESPONSABILIDADE E RESPEITO?
ACREDITO QUE NÃO DEVEMOS GENERALIZAR AS SITUAÇÕES.
É A MESMA COISA QUE CONCLUIR QUE TODOS OS POLITICOS SÃO CORRUPTOS!!!
SEJAMOS CONSIENTES...