sábado, 26 de maio de 2012

Justiça proíbe maus tratos a animais nos rodeios em Corumbataí do Sul/PR

O Juízo da Comarca de Barbosa Ferraz (a 108 km de Maringá) proibiu a utilização de instrumentos que provoquem maus tratos a animais (esporas, cordas, aparelhos de choque elétrico, peiteiras e outros) nos rodeios programados para os dias 25, 26 e 27 deste mês, em Corumbataí do Sul (a 123 km de Maringá, na região Centro-Oeste do Paraná).


A informação foi divulgada no fim da tarde de quinta-feira (24) pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR).


A decisão foi proferida no último dia 23, a partir de ação da Promotoria de Justiça de Barbosa Ferraz contra a empresa responsável pela realização do rodeio. Segundo o promotor de Justiça Vitor Hugo Nicastro Honesko, a Lei 10.519/02 determina que, na realização de rodeios, os instrumentos utilizados nas montarias, bem como as características do arreamento, não causem injúrias ou ferimentos aos animais. Além disso, a lei proíbe o uso de esporas com rosetas pontiagudas ou qualquer outro instrumento que cause ferimentos, incluindo aparelhos de choques elétricos.

A Justiça fixou multa de R$ 1 mil por montaria em que se utilizem instrumentos proibidos.

No início deste mês, decisão judicial já havia proibido - também a pedido do MP-PR - o uso de instrumentos que poderiam ferir os animais envolvidos em um rodeio que seria realizado em Barbosa Ferraz.
Fonte:O Diario.com

Nenhum comentário: