quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Castramóvel” faz cirurgias gratuitas no Parque de SJP

Programa seleciona animais aptos para a castração e os encaminha para a cirurgia
Foto: Silvio Ramos


Quem pretende castrar cães e gatos gratuitamente pode levar seus animais em datas pré-agendadas ao “castramóvel” no Horto Municipal no Parque de São José dos Pinhais. Trata-se de um ônibus com centro cirúrgico móvel conhecido como UMEES – Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde, disponibilizado à população através de parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O Programa de Controle Ético da População Canina e Felina da Prefeitura de São José dos Pinhais seleciona animais aptos para a castração e os encaminha para a cirurgia.

Ana Bianca Gusso, aluna do 3º de Medicina Veterinária da UFPR, explica que entre uma e duas semanas antes da cirurgia os alunos fazem o exame físico nos animais, que no dia da castração são levados para o ônibus com o centro cirúrgico. “No castramóvel conseguimos atender a demanda de 20 animais por dia. A Prefeitura também nos cedeu uma sala para fazermos o pós-operatório nos animais, o que ajuda muito o nosso trabalho” relata a universitária.

Segundo Ana Bianca, depois de dez dias um membro da equipe volta ao município para a retirada dos pontos dos animais operados. Cerca de 15 alunos fazem parte do projeto, divididos em dois grupos. Durante as cirurgias os professores, médicos veterinários cirurgiões, são os responsáveis e os alunos somente auxiliam.

Dariane Catapan, veterinária da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que acompanhou todo o procedimento, explica que os animais ficam em jejum de água e comida desde o começo do dia e já recebem a medicação pré-anestésica. “No pós- operatório eles são encaminhados para uma sala com chão térmico e cobertores até passar a anestesia. No mesmo dia os donos já podem levá-los para a casa”, relata a veterinária.

Um dos objetivos do programa é atender a pessoas sem condições de castrar seu animal em uma clínica particular, e também promover a educação com a guarda responsável para que a população mantenha o animal sadio, dentro de casa, e evite que fiquem na rua procriando e aumentando o índice de cães e gatos nas ruas.

Esther Gomes Pereira, acompanhada de seu neto, ficou sabendo do programa através de uma vizinha e levou seu vira-latas Thor, de 1 ano, para castrar. “A gente agradece por ser um serviço gratuito e o sacrifício dos profissionais de estarem aqui, pois é um trabalho complicado”, disse a dona-de-casa.

FONTE:Agora Paraná


p>

2 comentários:

Mariana disse...

Acho muito legal que eles façam cirurgias gratuitas, porque não todos tem dinheiro para pagar aos profissionais.
Um equipo de sul américa saúde também faz obras de caridade.

SUPER MAGNETIZADOR DE ÁGUA disse...

Quando a água é submetida ao campo magnético, ocorre a ionização que promove a dissociação da molécula da água, H2O em OH- (+mais) H+. * *A Hidroxila (OH-) reage com os minerais encontrados na água. Isto faz com que suas moléculas se realinhem de tal forma que há formação de aglomerados de H+ (forma iônica no meio aquoso) e a formação de Hidróxilos Alcalinos Mg(OH)2, Ca(OH)2), reduzindo a dureza da água. * *Ao ingerirmos a água super magnetizada, os íons de H+ reagem com o radical livre que são átomos isolados de oxigênio [O- -], formando H2O. Aqui ocorre dois fatos importantes:* *

A água magnetizada pelo Sylocimol elimina e controla Enfermidades como: Diabetes, Sinusites,Artrose, Artrite, Cálculos Renais, Intestino Preso ou Solto, Pressão Alta ou Baixa, Problemas de Circulação Sanguínea, Vitiligo, Lúpus Eritematoso. Psoríase Enxaqueca, Tendinite, Gastrite, Ansiedade, Depressão, Fibromialgia entre outros....
( http://sylocimol.blogspot.com.br/ )

Contato: 55 (21) 9814-8886 Vivo / 21- 8351-4307 Tim
sylocimolvenda@gmail.com

Envie seu link de COMPRAS aos seus amigos:

http://www.timolsystem.com.br/shop.aspx?Login=OTONIEL2010

REJUVENESCIMENTO ÁGUA SUPER MAGNETIZADA