quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Castramóvel” faz cirurgias gratuitas no Parque de SJP

Programa seleciona animais aptos para a castração e os encaminha para a cirurgia
Foto: Silvio Ramos


Quem pretende castrar cães e gatos gratuitamente pode levar seus animais em datas pré-agendadas ao “castramóvel” no Horto Municipal no Parque de São José dos Pinhais. Trata-se de um ônibus com centro cirúrgico móvel conhecido como UMEES – Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde, disponibilizado à população através de parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O Programa de Controle Ético da População Canina e Felina da Prefeitura de São José dos Pinhais seleciona animais aptos para a castração e os encaminha para a cirurgia.

Ana Bianca Gusso, aluna do 3º de Medicina Veterinária da UFPR, explica que entre uma e duas semanas antes da cirurgia os alunos fazem o exame físico nos animais, que no dia da castração são levados para o ônibus com o centro cirúrgico. “No castramóvel conseguimos atender a demanda de 20 animais por dia. A Prefeitura também nos cedeu uma sala para fazermos o pós-operatório nos animais, o que ajuda muito o nosso trabalho” relata a universitária.

Segundo Ana Bianca, depois de dez dias um membro da equipe volta ao município para a retirada dos pontos dos animais operados. Cerca de 15 alunos fazem parte do projeto, divididos em dois grupos. Durante as cirurgias os professores, médicos veterinários cirurgiões, são os responsáveis e os alunos somente auxiliam.

Dariane Catapan, veterinária da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que acompanhou todo o procedimento, explica que os animais ficam em jejum de água e comida desde o começo do dia e já recebem a medicação pré-anestésica. “No pós- operatório eles são encaminhados para uma sala com chão térmico e cobertores até passar a anestesia. No mesmo dia os donos já podem levá-los para a casa”, relata a veterinária.

Um dos objetivos do programa é atender a pessoas sem condições de castrar seu animal em uma clínica particular, e também promover a educação com a guarda responsável para que a população mantenha o animal sadio, dentro de casa, e evite que fiquem na rua procriando e aumentando o índice de cães e gatos nas ruas.

Esther Gomes Pereira, acompanhada de seu neto, ficou sabendo do programa através de uma vizinha e levou seu vira-latas Thor, de 1 ano, para castrar. “A gente agradece por ser um serviço gratuito e o sacrifício dos profissionais de estarem aqui, pois é um trabalho complicado”, disse a dona-de-casa.

FONTE:Agora Paraná


p>

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho muito legal que eles façam cirurgias gratuitas, porque não todos tem dinheiro para pagar aos profissionais.
Um equipo de sul américa saúde também faz obras de caridade.