terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Guarda Responsável e Identificação Animal


*Lourdes Sprenger, vereadora ( PMDB)

Embora todas as iniciativas para tratar do tema tenham relevância para a nossa educação, artigos, seminários, congressos e campanhas de orientação sobre a guarda responsável não alcançarão o resultado desejado se não tratarmos da prevenção.

Sobretudo, consideramos a prevenção como caminho objetivo e eficaz de encarar o problema da superpopulação de animais abandonados por intermédio de legislação que normatize o funcionamento de registro e cadastro animal.
Ao contextualizarmos a questão da presença de animais sem dono nas ruas constatamos que os riscos e prejuízos como atropelamentos, mutilações, mordeduras, doenças e maus tratos, sobrecarregam o poder público e oneram seus cofres em razão do alto custo social. Para tanto, defendemos uma política de defesa animal que assuma a prevenção em torno deste ponto instituindo o Cadastro Social dos Animais, fiscalizado pela Prefeitura Municipal, mas concebido a partir de informações e registros constituin-se numa rede de cooperação com a participação de entidades e organizações privadas e não governamentais.
Neste sentido, a mesma rede teria papel fundamental na prevenção e redução do abandono já que as estatísticas indicam que 15% da população animal se encontra perambulando pelas ruas, em situação de risco, mas 10% dela tem possibilidades de adoção, embora, cabe destacar, não haja lares em número suficiente para todos.
Nosso desafio é estruturar mecanismos de fiscalização e, para isso, contamos com o apoio do voluntariado e das entidades que militam na causa animal e na preservação ambiental. Temos que valorizar a anergia da ação voluntária como grande aliada do poder público para aperfeiçoar a legislação e salvaguardar os direitos dos animais. A implantação do cadastro animal representará não somente prevenção, mas uma evolução que Porto Alegre experimentará como cidade protetora e preparada para dar o melhor exemplo de contribuição à causa animal.

Nenhum comentário: