domingo, 27 de janeiro de 2013

Site gratuito ajuda a achar animais perdidos

Juca é um gatinho fujão. Em outubro, o bichinho de um ano e meio saiu para passear no Jardim Bela Vista, em Santo André, como fazia todas as noites. Sua proprietária, a dona de casa Maria Aparecida Correa de Oliveira, 46 anos, afirma que Juca voltava sempre de madrugada, mas desta vez, não apareceu. "Fiz cartazes e comecei a procurá-lo no mesmo dia na vizinhança, em petshops, além de espalhar a foto dele pela internet."


Até agora, porém, Juca não voltou para casa. Mas Maria Aparecida ganhou aliado nas buscas: na semana passada foi lançado o PetPista (www.petpista.com.br), serviço online gratuito que auxilia donos de animais de estimação desaparecidos. A foto do gatinho fujão já está cadastrada no site, que reunia outros 68 bichinhos até sexta-feira. "A internet sempre ajuda. E gostei do modelo do PetPista porque também posso ajudar outras pessoas a encontrarem seus animais perdidos."
Isso porque o sistema permite que sejam cadastrados não apenas os bichinhos que fugiram, mas também aqueles que foram encontrados nas ruas. Utilizando a velocidade dos meios digitais, o poder multiplicador característico das redes sociais e um sistema de pontuação por ações solidárias, o PetPista direciona de forma eficiente todo o tipo de informação útil enviada a ele e as recompensa economicamente. "Dados como endereço, cor da pelagem, tamanho, raça, são alguns dos marcadores que auxiliam na hora de encontrar o bicho. E cada pessoa que acolhe um animalzinho perdido também pode usufruir de descontos na nossa rede parceira", explica o criador do site, Vitor Schmid.
Funciona mais ou menos assim: o usuário faz o cadastro e começa a postar informações sobre os animais que encontrou. Cada dado disponibilizado gera pontos que podem ser utilizados num site de descontos para compra de diversos produtos, de aulas de ginástica a itens para o lar. "É uma forma de incentivar as pessoas a recolher os animais das ruas, independentemente de ser protetor ou não. Muitos deles estão perdidos, mas como no modelo de busca antigo os dados não eram cruzados, ficava difícil encontrá-los. O site é uma forma de ajudar a resolver o problema de saúde pública que representa o acúmulo de animais abandonados", afirmou Schmid.
Atualmente, a principal forma utilizada pelos donos que perderam seus bichinhos é divulgar a foto do animal em redes sociais, principalmente no Facebook. Embora o compartilhamento ajude nas buscas, Schmid acredita que o sistema se tornou espécie de ‘poste' virtual, no qual as informações não se cruzavam. Por isso, o fundador do site teve a ideia de colocar a tecnologia a favor dos bichinhos. "É uma forma de retribuir o amor e carinho que os animais nos dão, mas também utilizar o avanço das redes sociais a favor do problema da superpopulação de bichinhos nas ruas."
PREVENTIVO
O site ainda proporciona ao usuário a opção de fazer o pré-cadastro do animal antes mesmo de perdê-lo. "Claro que ninguém quer perder o bichinho, mas é uma forma rápida de disponibilizar a informação imediatamente depois do sumiço. E cada minuto conta na busca pelo animal, que se locomove vários quilômetros em um só dia", garante Schmid.
Diário do Grande ABC
Camila Galvez

Nenhum comentário: